Tratamentos a laser são instrumentos de combate à sensibilidade

sensibilidadeA hipersensibilidade dentária é a razão do desconforto de muitas pessoas com determinados alimentos.  Um sorvete ou um café pode se transformar em uma sensação terrível para essas pessoas no cotidiano. Esses momentos acabam afetando a vida psicossocial do indivíduo que, limitado, acaba não participando de determinadas situações por não conseguir sentir prazer ao fazê-las.  Por isso, muitas vezes o tratamento a laser é uma solução.

A sensibilidade dos dentes pode ser resultado de alguns vícios e fatalidades bucais. A odontologista da Life Clínica, Dra. Márcia Casella, explica: “a escovação muito agressiva pode levar ao desgaste do esmalte dentário, a uma maior exposição da dentina e provocar a retração gengival. A retração gengival é resultado de má escovação ou da doença periodontal, que por sua vez, pode expor a dentina e provocar a sensibilidade. Já a gengivite ou doença gengival, é a inflamação do tecido gengival que leva a vulnerabilidade da gengiva e do dente, que fica com parte da superfície da raiz exposta. O ranger dos dentes também é causa de sensibilidade dental, pois pode desgastar os dentes, expondo a camada da dentina subjacente”.

Por isso, muitas vezes o tratamento por meio de laser é procurado e executado, tornando-se uma nova opção e um auxiliar terapêutico indispensável em consultórios. Porém, o acompanhamento com o cirurgião-dentista torna-se indispensável, uma vez que é necessário um conhecimento do mecanismo de interação tecidual de cada equipamento, os seus efeitos e principalmente os resultados em cada paciente.

“Após a utilização do laser há um alívio instantâneo da dor, seguido por um estímulo para produção de endorfinas. Posteriormente, as propriedade anti-inflamatórias do laser atuam na reparação. ” elucida a Dra. Márcia Casella.

A eficácia da aplicação do laser terapêutico chega a resultados superiores a 85%, com a aplicação direta do laser na superfície dos dentes exposta. Normalmente, são quatro aplicações semanais com intervalos de 48 e 72 horas, variando com as particularidades do paciente e da reação ao tratamento.

O que não fazer

Para sucesso em seu tratamento é necessário que se siga as instruções do cirurgião-dentista rigorosamente e evite hábitos que atrasem esse processo, tais como: mastigar com muita força, escovação agressiva, consumo de alimentos muito duros ou ácidos, roer unhas, abrir latas ou embalagens com os dentes e ranger os dentes.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment