Urologista também é médico de mulher

A urologia é uma especialidade médica predominantemente associada ao universo masculino. No entanto, em certos casos, é recomendável que as mulheres também visitem esse especialista. Como explica o urologista Dr. Ricardo De La Rocca, do Hospital e Maternidade São Luiz, as mulheres não devem ir ao urologista para exames de rotina, como um homem deve fazer, mas em determinadas situações, a consulta acelera o diagnóstico e o tratamento de doenças e infecções.

A visita da mulher ao urologista é indicada sobretudo quando há quadros de infecção urinária por repetição, ou seja, infecção que retorna após ter sido tratada. “Há uma série de doenças que podem explicar a infecção na mulher, como diabetes, tuberculose urinária e cálculo renal, que não estão associadas a questões ginecológicas. Uma infecção deve ser tratada pelo ginecologista, mas, se a mulher apresenta repetidos quadros de infecção urinária, que não se conhece a causa, deve procurar um urologista”, destaca o especialista.

Além dos casos de infecção urinária, existe uma série de doenças que se relacionam com o trato urinário na mulher que podem ser tratadas pela urologia, como disfunções da parte urinária, alterações inflamatórias na parede da bexiga e a cistite intersticial (uma inflamação crônica da parede da bexiga).
“Ainda persiste a cultura de que a mulher deve sempre procurar o ginecologista, mas hoje em dia, as pessoas estão mais conscientes, o que contribui para disseminar o papel do urologista perante a mulher também, não só ao homem”, conclui De La Rocca.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment