Uso de tintas inadequadas no Carnaval pode causar choque anafilático

fantasia carnaval

Foto: Corbis

Quem está pensando em pular o Carnaval com o rosto pintado deve tomar alguns cuidados na hora de escolher as tintas. Esses produtos, muitas vezes “piratas”, contêm uma quantidade maior de substâncias alergênicas e em casos de pessoas alérgicas a alguma destas substâncias, como o látex, por exemplo, ao passar a tinta sobre a pele corre o risco de desencadear até um choque anafilático.

Até mesmo a conhecida tinta guache, muito usada pelas crianças na escola, não pode ser usada.

Segundo o dermatologista Dr Marcos Bonassi de São Paulo, o guache, apesar de ser hipoalergêncio e atóxico, é um produto desenvolvido para ser utilizado apenas sobre o papel. O uso inadequado pode causar reações alérgicas, irritações ou queimaduras. E o mesmo acontece com as tintas plásticas.

“Para pintar o rosto é preciso usar produtos específicos, por isso mesmo existem várias tintas especiais como, por exemplo, as usadas por palhaços que geralmente são feitas com água e glicerina e podem ser retiradas facilmente com água e sabonete, até crianças podem usá-la”, orienta o médico acrescentando que “a dica é sempre verificar se o produto é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, completa.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment