Você conhece os riscos da automedicação?

automedicacaoO tempo frio e seco favorece o aparecimento de alergias e doenças respiratórias, como resfriado, gripe, bronquite, pneumonia, asma e rinite. Quando tratadas de maneira correta, essas doenças não são graves, porém causam incômodos. Muitas pessoas utilizam remédios sem a prescrição médica e com isso podem agravar o problema ou até mesmo causar uma dependência química. Além disso, o uso de medicamentos indiscriminadamente pode mascarar uma doença e atrasar o tratamento correto, pois com o alívio dos sintomas, existe a tendência de se imaginar que tudo está bem, quando na verdade a doença pode estar apenas se agravando em silêncio.

Alguns medicamentos, como  analgésicos, vitaminas, antiácidos, laxantes e  descongestionantes nasais, são vendidos sem prescrição médica. Isso, porém, não significa que não façam mal à saúde. Segundo Ronan Loures, farmacêutico da Farmais, esses medicamentos podem agravar doenças, mascarar sintomas ou até mesmo ter efeitos colaterais como intoxicação, dependência química e reação alérgica.

“Em boa parte dos casos, a indicação vem de familiares ou amigos que já tiveram quadro clínico parecido e que desconhecem o fato de que cada organismo reage de forma diferente aos remédios. Não é porque uma medicação teve efeitos positivos em alguém conhecido que trará os mesmos benefícios à pessoa que apresenta um problema semelhante”, ressalta Loures.

Outro problema grave da automedicação é a interação com outros medicamentos. Essa situação acontece quando a pessoa está tomando um medicamento e, diante de um novo quadro clínico, decide usar outro remédio por conta própria. “Os componentes dos medicamentos podem reagir um com o outro, agravando a situação ou acarretando um novo problema,” explica o farmacêutico.

Por isso, para que qualquer tratamento seja bem-sucedido, é importante consultar um médico. Além disso, é de extrema importância que o paciente faça o tratamento da maneira correta, respeitando horários e dosagens estabelecidos e para isso as pessoas podem contar com o auxilio dos farmacêuticos.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment