Você sabe qual é a diferença entre gripe e resfriado?

Embora os sintomas sejam muito similares, existe sim diferença entre gripe e resfriado. A gripe é vista como uma doença que deve ser tratada com muito mais importância, pois pode ser grave. Em casos mais complexos, podem levar a uma pneumonia, infecções e até mesmo à morte.

Já o resfriado é uma infecção bem mais simples e não deixa a pessoa de cama como no caso da gripe. O Resfriado refere-se a uma infecção viral que acomete as vias respiratórias superiores, que pode apresentar mais de 200 tipos de vírus que originam a enfermidade. Os mais habituais fazem parte do rinovírus, porém seu tratamento é mais simples. Seus sintomas não são súbitos e menos intensos.
Os sintomas e sinais se manifestam entre 2 ou 3 dias após a exposição ao vírus. Os mais típicos são: coriza (transparente), espirros, tosse, dor no corpo, febre baixa e de curta duração, lacrimejamento e dor ou irritação na garganta.
A Gripe é uma doença onde a transmissão do vírus pode se suceder por via respiratória, usualmente pela inalação de partículas de secreção infectada em suspensão no ar. Infectado pelo vírus influenza, a pessoa com gripe tem sintomas fortes. Com início inesperado ocasiona febre alta, mal estar, fraqueza, dores de cabeça e tosse, garganta e coriza.
Em alguns casos o tratamento pode ser realizado a partir de tratamentos de suporte como: analgésicos, antitérmicos, hidratação e repouso. Os antibióticos são prescritos apenas em casos em que a gripe vem acompanhada de infecções bacterianas, que podem agravar o quadro.
Com relação à prevenção, destacamos os seguintes cuidados:
– Cobrir a boca quando espirrar ou tossir;
– Manter as mãos limpas;
– Vacinação.
A vacinação tem como objetivo fazer com o que o indivíduo não contraia a infecção, ou se não for possível, que apresente um quadro mais tênue, com riscos menores de complicações. Deve ser repetida anualmente, pois a vacina altera de acordo com as mudanças sofridas pelos vírus. Na maioria dos casos, a pessoa pode levar duas semanas para desenvolver os anticorpos apropriados.
Pessoas com mais de 50 anos, profissionais de saúde, transplantados, pacientes com HIV, obesidade mórbida, doenças neurológicas e doentes crônicos, estão entre aqueles que devem tomar a vacina todos os anos.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment