12 dicas para combater o colesterol

salada

Foto: Corbis

As doenças cardiovasculares ainda são uma das principais causas de morte no mundo e grande parte do problema é gerada pelas altas taxas de colesterol no organismo (dislipidemia), que provocam derrames e infartos. Em 8 de agosto foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Colesterol e o cardiologista João Vicente da Silveira da Unidade Anália Franco do Hospital São Luiz, esclarece as dúvidas sobre o assunto.

“O colesterol desempenha funções vitais ao organismo, servindo de matéria-prima para a produção do ácido biliar e de alguns hormônios, além de entrar na construção de membranas celulares”, define o cardiologista.

Quimicamente classificado como um álcool, o colesterol ainda é pauta de muitos questionamentos entre os brasileiros e uma das principais dúvidas está relacionada a diferença entre o bom e o mau colesterol.

“O colesterol se apresenta como um lipídeo, sempre acoplado a lipoproteínas. Conforme a carga de colesterol que carregam, elas podem ser de dois tipos: LDL, conhecido como mau colesterol e HDL, o famoso bom colesterol”, esclarece o especialista.

No entanto, os valores considerados ideais no sangue variam de acordo com o grupo de risco no qual a pessoa pertence:

“Adultos saudáveis devem possuir colesterol total até 200 mg/dl, com LDL menor que 140 e HDL acima de 40 para homens e 50 para mulheres. Pessoas que tem mais de dois fatores de risco, como vício em cigarro, hipertensão, histórico familiar e obesidade, devem manter as taxas de LDL abaixo de 130 e HDL acima de 45 para homens e 50 para mulheres. Aos diabéticos recomenda-se LDL menor que 70 e HDL maior que 45 para homens e que 50 para mulheres”, explica.

O colesterol em excesso é depositado pelo organismo na parede dos vasos sanguíneos e é oxidado. Esse acúmulo pode provocar inflamação e até o rompimento das artérias.

“O ideal é procurar um médico a partir dos 20 anos de idade, para realizar a dosagem do colesterol. O teste deve ser repetido uma vez ao ano, principalmente se houver presença de fatores de risco ou histórico familiar”, alerta dr. João Vicente.

12 dicas para combater o colesterol

  1. Reduzir o consumo de carnes vermelhas, substituindo por carnes brancas, como peixe ou frango, quando possível
  2. Substitua os queijos amarelos por queijo branco
  3. Aposte nos alimentos ricos em fibras, frutas com casca, cereais, aveia, soja, maçã e substâncias antioxidantes
  4. Pratique exercícios físicos ao menos 3 vezes por semana
  5. Pare de fumar. O cigarro lesa a parede dos vasos.
  6. Não reaproveitar óleo utilizado na cozinha.
  7. Evitar bolachas recheadas e alimentos cremosos
  8. Importante priorizar alimentos grelhados.
  9. Evite comer a pele das aves
  10. Apesar do mito, a ingestão de limão e laranja com berinjela não diminui a taxa de colesterol
  11. Os derivados de uva são alimentos que aumentam o HDL, tanto o suco como o vinho tinto (este não mais que uma taça por dia).
  12. Evite o estresse. Aproveite as horas livres para o lazer.
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

1 Comentário

  • lourival
    25 de abril de 2012 em 8:03

    minha mae vive dizendo ,para mim na jogar a agua gue vem e que sobram no vidros de conservas de azeitonas, ela diz que aquele liquido se tomado pela gente ajuda combater o colestrol.isso é verdade??? abraços pessoal!!

Leave a Comment