Doença periodontal pode levar à perda dos dentes

escovando dentes

Foto: Corbis

A doença periodontal é uma infecção que afeta a gengiva e os ossos dos dentes. Uma das principais causas da doença é o acúmulo de bactérias responsáveis pela formação da placa bacteriana e do tártaro. Estudos demonstram que 5% a 20% da população com 40 anos apresentam algum grau de periodontite, e essa prevalência tende a aumentar com a idade. Sendo, depois da cárie, um dos problemas bucais mais comuns entre os adultos.

O primeiro estágio da doença periodontal é a gengivite. “Nesta fase, a gengiva fica excessivamente vermelha, inchada e sangra com facilidade, mas há pouco ou nenhum desconforto, o que leva frequentemente o paciente a buscar tratamento quando a inflamação já está bem avançada”, comenta o periodontista Fábio Iwai.

Se diagnosticada e tratada logo no início, a gengivite é reversível. Entretanto, Fábio Iwai explica que, sem o acompanhamento de um profissional e higiene bucal adequada, a doença pode evoluir para uma inflamação mais severa conhecida como periodontite. “A periodontite é uma inflamação crônica e destrutiva, que leva à retração da gengiva, perda dos tecidos de sustentação dos dentes e até mesmo a perda dentária”, acrescenta.

Segundo o especialista, inclusive em estágios mais avançados da doença o paciente não costuma sentir dores ou desconforto. “A doença periodontal é uma doença silenciosa e, por isso, muitas vezes a pessoa só a percebe quando os dentes já apresentam mobilidade acentuada. Dessa forma, boa parte dos casos de perda dentária está associada à doença periodontal.”

Fábio Iwai explica ainda que o tratamento utilizado depende do grau de progressão da doença. “O mais comum é a remoção da placa bacteriana e do tártaro e a orientação adequada de higiene bucal para controlar a infecção”. Mas ressalta que a melhor maneira de prevenir a doença periodontal é mantendo uma higiene bucal adequada, com a escovação correta dos dentes e o uso diário do fio dental, além de consultar regularmente um cirurgião-dentista. “Fatores como tabagismo, alcoolismo, má alimentação e estresse aumentam as chances de desenvolver a doença, por isso, além dos cuidados imprescindíveis de higiene bucal, hábitos mais saudáveis também colaboram para uma boa saúde bucal”, conclui Fábio Iwai.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

2 Comentários

  • Tulio Sérgio Navarro Lins
    17 de abril de 2013 em 21:12

    Boa noite,
    Gostaria de saber o que acontece:ultimamente tenho mordido a língua e as bochechas por dentro,que dói muito e me traz muito desconforto.Que fazer por favor?
    Obrigado

  • Tulio Sérgio Navarro Lins
    17 de abril de 2013 em 21:15

    Boa noite
    Devido a minha idade e de tanto se falar em alimentação adequada fico correndo de site e felizmente encontrei este
    que já está me deixando animado com as respostas que foram nem preciso fazer.Parabéns e obrigado.

Leave a Comment