Limpeza de ar condicionado evita doenças respiratórias

O aumento das temperaturas, típico da temporada primavera/verão, está chegando sutilmente em 2010. Pouco a pouco, o frio do inverno começa a ceder enquanto o calor e a umidade vão aparecendo mais, o que também deve aumentar o uso de equipamentos de ar condicionado nas próximas semanas. É nessa hora que as pessoas devem ficar atentas para a limpeza dos dutos e filtros dos equipamentos, para evitar doenças do sistema respiratório. De acordo com o pneumologista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Camilo Faoro, a higiene correta destas peças deve ser feita no sentido de evitar a propagação de poeiras e microorganismos no ambiente climatizado.

A ideia da higienização é reduzir consideravelmente a incidência dos fatores que possam causar alterações respiratórias nas pessoas, sejam de causa alérgica ou infecciosa. Poeiras, fungos, vírus e outros microorganismos encontrados nos aparelhos de ar condicionado podem causar irritação nas vias respiratórias e/ou gerar reações infecciosas, sobretudo nas pessoas com doenças ligadas à respiração. Dentre os fungos combatidos com a higiene correta estão os dos gêneros Dermatophagoides, Blomia e Aspergillus. Faoro explica que, até mesmo infecções mais graves, como pneumonias e sinusites causadas por bactérias, como a do gênero Legionella, por exemplo, podem ser causadas por ar condicionados sujos.

A limpeza de dutos e filtros de ar deve ser feita com água e produtos de limpeza, como o álcool etílico e limpadores específicos. É importante lembrar que, mesmo com a higienização, não é possível eliminar 100% microorganismos prejudiciais à saúde. O que acontece é que “a limpeza diminui consideravelmente a ocorrência destes fatores de risco no ambiente”. A utilização saudável dos equipamentos, explica Faoro, deve aliar o uso racional com a higienização regular dos mesmos, permitindo, dessa forma, o aproveitamento do conforto sem riscos a saúde.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

1 Comentário

  • Fernando H Bensoussan
    4 de novembro de 2010 em 9:03

    Olá,

    Eu gostaria de fazer um pequeno comentário e alertar para o fato de que apesar de a limpeza dos aparelhos serem muito importantes para a saúde, a legionella é uma bactéria bastante perigosa (inclusive pode ser fatal em 72 horas) mas ela não vive no ar condicionado. Ela sobrevive apenas na água e é apenas pela água que ela pode contaminar alguém. O ar condicionado pode, ai sim, ser um veículo de propagação de minúsculas gotas de água contaminadas que se forem inspiradas podem causar a pneumonia conhecida como doença dos legionários.

Leave a Comment