O lado positivo das redes sociais

Eliane Furtado

Eliane Furtado superou a "dor" de ter câncer usando as redes sociais

As redes sociais, hoje, são o grande trunfo da internet. Blogs, Orkut, Facebook e Twitter, mais do que uma febre mundial, já são fundamentais em nossas vidas. Mas além da comunicação, essas “ferramentas” tem uma função especial. Comprovado por psicólogos e pesquisas, o uso das redes sociais, em alguns casos, causa a sensação de válvula de escape, um conforto.

Seja para desabafar sobre um problema, para discutir um assunto, ou dividir experiências, o fato de expor a própria vida pode funcionar como uma terapia para alguns. Enquanto pais e especialistas discutem o vício e o tempo em excesso destinado a conversas on-line, tanto na vida pessoal quanto no ambiente de trabalho, as redes sociais mostram cada vez mais seu lado positivo.

É o caso da jornalista e escritora Eliane Furtado. Após ser surpreendida com um diagnóstico de tumor no intestino, em 2007, à pedido de sua analista, decidiu criar uma comunidade no Orkut e um Blog para desabafar sobre o momento que passava. A partir desta iniciativa, Eliane escreveu dois livros: um sobre a doença – “Câncer: Sentença ou Renovação“, da Hama Editora; e outro sobre histórias de amor e vida que recebia dos leitores do Blog que criou: “A ideia de criar o blog serviu também para resgatar a minha identidade jornalística, mas não somente para falar sobre a doença. Os posts falam sim do meu problema, mas sempre com mensagens positivas”, afirma Eliane.

A última obra da autora, “Atraídos Pelo Amor”, da Hama Editora, se tornou uma das mais especiais e procuradas da editora e tudo isso foi possível a partir da internet e da sua história de superação da doença. O sucesso do blog foi tanto, que após dois anos de existência, foi organizada uma festa para comemorar o nascimento do espaço virtual.

A analista de Eliane, Maria Tereza Lago, afirma que a internet cresce cada vez mais e de uma maneira geral. Não só na parte tecnológica, mas também na influência que causa no ser humano: “A procura pelas redes sociais tem uma função conhecida na linguagem médica como “divisão de pesos”. Ao se expor, um paciente causa no próximo que o lê o que ele está sentindo. Isso faz com que o mundo virtual tenha um desempenho bem sucedido: o de alívio”.

Mas não somente isso, as twittadas e posts de blogs representam também um espaço para dividir ideias, problemas e criar uma espécie de “grupo de ajuda virtual”. Assumir o problema é um dos primeiros passos para o alívio, e expô-lo para outras pessoas é uma forma também de disseminar informações sobre o assunto, e claro, a internet tem papel fundamental nisso.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

5 Comentários

  • Rosana Brigagão
    6 de julho de 2010 em 12:35

    Este blog é uma delícia, Eliane escreve de forma leve e de fácil entendimento facilidade assim que pessoas de todas as idades participem com seus comentários e até mesmo brincadeiras entre os participantes.
    Quem ainda não conhece vale a pena dar uma olhada e tenho certezaaa que todo dia vai bater o ponto naquele cantinho de amizade.
    Eu mesma já fiz vários amigos através do blog e hoje já deixaram de ser apenas virtuais, adoro participar deste blog, Eliane é uma excelente profissional, muito simpática, responde a todos que postam naquele espaço, vai lá, participe e se delicie com os posts da Eliane que falam dos mais diversos assuntos.
    Rosana Brigagão

  • Ana Cristina (Camélia do Cerrado)
    6 de julho de 2010 em 17:58

    A Eliane Furtado conseguiu abrir um espaço para que todas as pessoas participem diariamente de momentos em que podemos rir, chorar, brincar, aprender e compartilhar todos os tipos de emoções. Fazemos novos conhecimentos e até mesmo amizades, mesmo que sejam apenas virtuais.
    A Eliane está de parabéns, dia após dia, se superando e surpreendendo a todos nós. Participem do Blog da Eliane!!!
    É muito legal. Podemos dizer que esse blog da Eliane é também o nosso cantinho, o bar dos encontros, um reduto de alegria.
    Camélia do Cerrado

  • Maria Cecile
    6 de julho de 2010 em 21:27

    O BLOG da ELIANE já virou uma referência diária para mim. Abrir o computador para ver as últimas notícias dos jornais na WEB não tem graça se antes não visitar este blog.
    O que será que ela postou hoje? Temas diversos são abordados e o melhor, Eliane tem um humor e uma forma ímpar de lidar com qualquer assunto e com todos os seus “comentaristas” também.
    É muito legal!

  • Eliane
    7 de julho de 2010 em 11:35

    Agradeço a matéria e torço para que o blog da Eliane seja sempre um espaço de superação, otimismo, bom humor e ajude a todos nós a encontrar força e coragem para superar as pequenas e grandes adversidades.
    Meu carinhoso beijo aos blogueiros, que são a mola mestra e o verdadeiro incentivo para que nosso espaço seja um sucesso!

  • Zel Paulistana
    12 de julho de 2010 em 12:18

    Gostei muito da entrevista.
    O Blog da Eliane é um espaço delicioso para um bate-papo (uma blogueira comentou que neste blog, e compartilho essa opinião, tem-se a sensação de estar tomando chá na casa de uma amiga). As “conversas” e as trocas são inteligentes, instigantes e incentivadoras, sem lamúrias, muito alto-astral. E de utilidade pública, já que também ajuda a divulgar programas sociais em prol dos mais frágeis e carentes.
    Me divirto sempre que entro neste blog. Nele fiz amizades queridas. Amizades que começaram virtuais e agora são reais.
    Sucesso sempre, Eliane e VITÓRIA!

Leave a Comment