Hipotireoidismo em jovens

48bA nova geração já sente as consequências do estilo de vida atual. Prova disso é que o número de jovens com hipotireoidismo cresce a cada ano. A tireoide vem sofrendo muitas agressões por conta de algumas substâncias encontradas nos alimentos e na água como herbicidas e bisfenois (que faziam parte do plástico da mamadeira e foram proibidos).  “Substâncias como benzofenonas, incluídas nas fórmulas de alguns protetores solares, também são fatores que podem levar à doença, porque diminuem a produção de T3 e T4 na tireoide”, diz a endocrinologista Maria Fernanda Barca, especialista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Abusar de produtos à base de soja também não é indicado, porque a isoflavona agride a tireoide. Falta ou excessos de iodo também são agravantes. “Essa geração adora aqueles salgadinhos processados, que contêm muito sal”, afirma Maria Fernanda. Os sintomas da doença podem ser cansaço, quadros depressivos, desânimo, falta de concentração e excesso de peso.

Estudos do Congresso de 2014

No congresso europeu de tireoide realizado em setembro em Santiago de Compostela, Laura Fugazzola ,da Universidade de Milão apresentou em sua aula o aumento da incidência do câncer de tireoide, publicado por Davies e Welch em 2014, principalmente do carcinoma papilífero. De 1983 a 2006, houve um aumento de sua incidência deste tipo, segundo estes autores de 441%.

Durante o congresso, houve ainda uma aula, realizada pelo francês Françoise Borson-Chazot (Universidade de Lyon), em que ele mostrou o aumento do problema e afirmou que em crianças e adolescentes, os carcinomas são muito mais agressivos.

 A endocrinologista Maria Fernanda Barca poderá falar mais sobre o assunto.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment