A voz pode mudar depois de uma rinoplastia?

70b

No ano passado, o Brasil alcançou o primeiro lugar no topo mundial de realizações de cirurgias plásticas. Em 2013, 1,49 milhões de procedimentos foram realizados pelo País, 40 mil a mais do que nos Estados Unidos. No topo dos procedimentos cirúrgicos estão a lipoescultura e o implante de silicones nos seios. “Chama atenção também os números da rinoplastia. Em 2011, o Brasil realizou 43.809 cirurgias no nariz. Em 2013, este número cresceu 76% e chegou a 77.224 operações”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

Exatamente pelo aumento da procura por esse procedimento é preciso compreender melhor as indicações dessa cirurgia. Segundo Penteado, “a rinoplastia, de uma maneira geral, melhora a harmonia facial e as proporções do nariz. A cirurgia também pode corrigir dificuldades respiratórias causadas por defeitos estruturais no nariz”, diz.

A rinoplastia pode mudar:

  • O tamanho do nariz em relação ao equilíbrio facial;
  • A largura do nariz na ponte nasal e a posição das narinas;
  • O perfil do nariz com defeitos visíveis ou depressões na ponte;
  • A ponte nasal ampliada, arrebitada ou viciada;
  • Narinas que são grandes, largas ou arrebitadas;
  • Assimetria nasal.

Ruben Penteado destaca que é muito importante que o paciente tenha em mente que “desejar ter um nariz mais simétrico é legitimo, mas o rosto de todas as pessoas apresenta algum grau de assimetria. O resultado da rinoplastia pode não ser totalmente simétrico, embora o objetivo seja criar equilíbrio facial e proporções corretas”, explica.

Além da correção estética, a rinoplastia também pode corrigir um desvio de septo, nestes casos, a cirurgia de nariz é feita para melhorar uma via aérea obstruída e requer uma avaliação cuidadosa da estrutura nasal no que se refere ao fluxo de ar e à respiração. “A correção do septo desviado, uma das causas mais comuns de insuficiência respiratória, é feita pelo ajustamento da estrutura nasal para produzir um melhor alinhamento”, diz o cirurgião plástico.

Mudanças na voz

Pacientes que se submeteram à cirurgia plástica para mudar a aparência do nariz também pode perceber mudanças no som da voz, relata um estudo publicado no Plastic and Reconstructive Surgery®, jornal da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

De acordo com a nova pesquisa, as alterações na voz, após a rinoplastia, são perceptíveis aos pacientes, bem como para os especialistas, mas geralmente não causam problemas de função na voz. “Mesmo assim, os pesquisadores acreditam que os pacientes que estão considerando fazer uma rinoplastia –   especialmente aqueles que usam a voz profissionalmente –   devem estar cientes de que existem alterações potenciais na voz”, afirma o médico.

Alterações após a rinoplastia

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores analisaram as mudanças na qualidade vocal de 27 pacientes submetidos à rinoplastia em dois hospitais no Irã, onde a rinoplastia é um dos procedimentos cosméticos mais populares. Os pacientes –  22 mulheres e 05 homens – tinham média de idade de 24 anos.  22% por cento dos pacientes usava a voz profissionalmente.

“Após a rinoplastia, os pacientes completaram um questionário padrão para avaliar os problemas percebidos com a própria voz. Além disso, as gravações das vozes dos pacientes feitas, antes e após a rinoplastia, foram comparadas por ouvintes treinados, que não sabiam se estavam ouvindo os ‘antes ou depois’ das gravações”, conta o cirurgião plástico.

As respostas ao questionário apresentaram piora em algumas áreas de qualidade de voz: em particular nas subescalas físicas e emocionais, refletindo a percepção dos pacientes de sua voz e suas respostas emocionais para isso. Não houve alteração na subescala funcional, refletindo os efeitos da voz nas atividades diárias.

“Os ouvintes treinados também perceberam mudanças na qualidade da voz, incluindo um aumento da hipoanasalação após a rinoplastia. O discurso hiponasal reflete o som da voz quando não há ar suficiente se movendo através da cavidade paranasal, como uma pessoa com um nariz entupido”, explica o médico, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Estreitamento da cavidade nasal

Uma análise acústica sugeriu mudanças na frequência e na amplitude de certos sons, que podem estar relacionadas ao estreitamento da cavidade nasal, após a rinoplastia. “As mudanças na superfície da cavidade nasal podem aumentar a resistência do fluxo de ar e causar um aumento na absorção do som e uma diminuição da amplitude da passagem de som”, diz Ruben Penteado.

Segundo o médico, com base nos novos resultados, é possível afirmar que a rinoplastia pode mudar a voz, mas as mudanças na qualidade da voz são sutis, significativas apenas para os ouvintes treinados. “Ainda assim, o próprio paciente também pode perceber as mudanças, embora elas não pareçam causar problemas na sua vida. No entanto, para as pessoas que dependem de sua voz por motivos profissionais, o cirurgião deve discutir essas mudanças com o paciente no pré-operatório e considerar tipos mais conservadores da cirurgia”, recomenda o cirurgião plástico.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment