Afastamento do trabalho pode diminuir cerca de 80% com a prática da Ginástica Holística

dor nas costas

Foto: Corbis

Cerca de 90% dos casos de afastamento do trabalho estão diretamente relacionados a dores em diferentes partes do corpo. Felizmente, a Ginástica Holística – método inovador para tratar e prevenir lesões na coluna – é capaz de reduzir o número de cirurgias na região cervical em até 74% e ainda melhorar as dores e incômodos em até 78%. Estas são as comprovações de estudos publicados no livro ‘Bioergonomia® – A ergonomia do elemento’, publicado pela fisioterapeuta e única formadora do método na América do Sul, Patrícia Lacombe.

A experiência de mais de 20 anos de profissão e milhares de resultados positivos por conta da Ginástica Holística impulsionaram a profissional a transferir parte do conhecimento para o livro, com o objetivo de beneficiar a rotina tanto dos trabalhadores quanto das empresas. Afinal, quanto menor o número de colaboradores inativos, menor será o investimento das organizações na contratação de novos profissionais e na área da saúde.

Uma das análises presentes na publicação faz referência ao programa da Unidade de Correção Postural (UCP), um recurso inovador do Instituto Patrícia Lacombe em parceria com a Amil Assistência Médica para atuar sobre a prevenção e controle das lesões, especialmente na coluna. De acordo com os dados, no período de janeiro de 2007 a outubro de 2008, foram incluídos 368 registros médicos de pacientes que apresentavam indicação cirúrgica de coluna. Todos foram convidados a participar do programa e 91 optaram por iniciar a prática.

Após uma média de 3,9 meses de tratamento nesses pacientes, foi detectado que 67 (73,6%) não precisaram se submeter ao tratamento cirúrgico previamente indicado, o que comprova o sucesso por meio de tratamento com enfoque na educação do corpo.

Além disso, pesquisas também apontaram que em 12 semanas de prática, em empresas de Brasília e Rio de Janeiro, houve melhora na presença e frequência de dores em até 78,7% dos funcionários que aplicaram a Ginástica Holística.

Praticar a Ginástica Holística, ao longo da semana, significa evitar doenças, como estresse, dores generalizadas, tensões musculares, LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Comprovados em pesquisas, os resultados dos praticantes chamam a atenção e demonstram que promover a educação corporal pode ser o melhor recurso que uma empresa tem a oferecer para seu colaborador.

“Os trabalhadores expostos à maior sobrecarga, aqueles com funções mais exaustivas, principalmente, possuem maiores riscos de desenvolver lesões. É nesse contexto que o livro apresenta soluções de educação e cuidados com o ser humano, preparando-o para exigências físicas provocadas pelo ambiente de trabalho”, explica Patrícia Lacombe.

A partir do momento em que o trabalho é realizado em condições inadequadas, mesmo que inconsciente, ou seja, quando as pessoas não sabem se posicionar corretamente em uma cadeira, isso pode provocar doenças e levar à inatividade, o que representa grandes gastos tanto para a saúde pública quanto privada.

Neste contexto, a Ginástica Holística aparece como um método inovador: determinante na prevenção e resolução de problemas, principalmente, no ambiente de trabalho.

“A bioergonomia traduz a preocupação com o elemento humano dentro e fora do ambiente de trabalho. A prática devolve qualidade no desenvolvimento das atividades, aliando maior desempenho e economia enérgica, além de proporcionar qualidade de vida e bem-estar”, completa Lacombe.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment