Dia Mundial do Diabetes terá testes gratuitos no domingo, 7 de novembro

diabetes

Foto: Corbis

A Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD) realizará no dia 7 de novembro, em São Paulo, um grande evento gratuito para detecção precoce e conscientização sobre o diabetes, por conta do Dia Mundial contra a doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o diabetes atinge mais de 200 milhões de pessoas e vem crescendo de forma epidêmica em todo o mundo.

Serão oferecidos, no prédio do colégio Madre Carbini, em São Paulo, 10 mil testes de glicemia, orientação nutricional e outros testes que confirmam o diagnóstico da doença, como colesterol, exame de fundo de olho, de boca e pé diabético, além de avaliação física, nutricional e fisioterápica. Além disso, o evento terá outros serviços gratuitos, como orientação e encaminhamento profissionais para as pessoas com risco de desenvolver o diabetes.

Realizada como forma de contribuir para a conscientização sobre o problema e antecipar o diagnóstico, a atividade promovida pela ANAD em São Paulo tem apoio da Roche Diagnóstica e faz parte da campanha global promovida pela Federação Internacional do Diabetes (IDF, na sigla em inglês), que inclui também a iluminação em azul de monumentos em grandes cidades de todo o mundo.

SERVIÇO:

  • Dia Mundial do Diabetes
  • 10 mil testes gratuitos de glicemia
  • Local: Colégio Madre Cabrini – Rua Madre Cabrini, 36 – Vila Mariana – São Paulo (próximo à estação Vila Mariana do Metrô)
  • Data: 07 de novembro de 2010 (domingo)
  • Horário: das 8h às 17h

Saiba Mais:

O Dia Mundial do Diabetes foi instituído pela IDF em 1991 como um meio de aumentar a conscientização global sobre a doença. Atualmente, mais de 180 países participam das atividades realizadas em torno do dia 14 de novembro.

Segundo os organizadores do evento no Brasil, o Dia Mundial do Diabetes é uma oportunidade de chamar atenção do público e autoridades de saúde para a doença, que está em crescimento em todo o mundo. Para o endocrinologista Fadlo Fraige Filho, “a previsão de 330 milhões de pessoas com diabetes para o ano de 2025 exige a necessidade urgente de melhorar a conscientização sobre a doença, e a data é a oportunidade de unir esforços para consegui-lo”.

Números

  • A IDF estima que o número de pessoas com diabetes em todo o mundo chegue a 330 milhões em 2025. Desse total, 80% viverão em países pobres, com pouco ou nenhum acesso a tratamentos que podem ajudar no controle da doença.
  • A cada dez segundos uma pessoa morre no mundo em conseqüência das complicações do diabetes – são 3,2 milhões de mortes por ano. Pelo menos uma em cada dez mortes de adultos entre 35 e 64 anos ocorre em decorrência disso.
  • No Brasil, estima-se que existam cerca de 10 milhões de portadores de diabetes, mas apenas metade deles sabem que têm a doença.
  • A população mundial está envelhecendo – a expectativa de vida no Brasil passou de 67 anos, em 1991, para 72 anos e meio, em 2007. Como o diabetes é mais freqüente em idosos, os sistemas de saúde precisam se preparar adequadamente para evitar complicações causadas por doenças crônicas como essa.
  • No Brasil, uma pesquisa realizada em 2006 mostrou que as pessoas com diabetes que passam por tratamento adequado com endocrinologista e equipe multiprofissional (enfermeiros, nutricionistas e psicólogos), com acesso a medicação e monitoração do tratamento tiveram melhor controle sobre a doença e menos complicações.
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment