19 de julho de 2012 | Saúde

Diabetes atinge cerca de 10% da população brasileira

Consumo diário de Chia ajuda a suprir as necessidades de fibras dos diabéticos.

chia

Foto: Corbis

Causada pela desordem endócrino-metabólica, resultante de defeitos na ação da insulina no organismo, a diabetes atinge cerca de 10% da população brasileira, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. Existem três tipos de diabetes, a tipo 1 onde a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem de destruição autoimune; a diabetes tipo 2, que ocorre geralmente em pessoas obesas onde a ação da insulina é dificultada pelo sobrepeso; e a diabetes gestacional, onde a presença de glicose fica elevada no sangue durante a gravidez.

Segundo a nutricionista da Vitalin, Alline Cristina Schüncke, a alimentação e a prática de exercícios tem papel fundamental na prevenção e controle da diabetes. “O principal objetivo do tratamento alimentar em pacientes com diabetes é fazer com que não ocorram picos de glicemia. Para tanto, é indicado a realização de pequenas refeições durante o dia e a inclusão de fibras no cardápio”, explica Alline.

De acordo com a profissional, as fibras são responsáveis por diminuir a absorção de alguns açúcares e retardam o esvaziamento gástrico, fazendo com que a glicose seja liberada mais vagarosamente e auxiliando, assim, no controle da hiperglicemia e diabetes. “O indicado para um adulto é ingerir de 25g a 30g de fibras diárias. A semente de Chia é uma ótima aliada, pois o consumo de duas colheres de sopa por dia, ajuda a suprir as necessidades de fibras dos diabéticos” comenta a nutricionista.

Além disso, a Chia é altamente nutritiva, rica em ômega 3, ferro, fibra, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B.

Chia, a melhor amiga das dietas

Para quem busca emagrecer, a Chia, semente milenar originária do México, é uma das grandes aliadas para a perda de peso e o bom funcionamento do organismo. O produto facilita a digestão, melhora o trânsito intestinal e ajuda no controle do apetite. Tudo isso porque as fibras formam um gel no estômago, o que causa a saciedade. O ideal é ingerir uma colher da semente ou farinha de Chia cerca de 30 minutos antes das principais refeições diárias.

Leia mais em: ,
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Vida e Equilíbrio | (11) 5539-7227 | Av. Gen. Ataliba Leonel, 93 - Conjunto 94 - 02033-000 - São Paulo (SP) 2nd