Endometriose x Infertilidade

1aQuando é confirmada a endometriose, um medo logo assombra as pacientes: infertilidade. Mas esse medo é real mesmo? A endometriose pode deixar uma mulher infértil

Conforme explica Dr. Fabio Cabar, especialista em Reprodução Humana, a endometriose pode sim levar à infertilidade, mas isso acontece principalmente nos casos em que o diagnóstico é tardio. “Após muito tempo com endometriose, pode haver um acometimento das trompas, órgão que conduz o óvulo ao útero, além de uma mudança na anatomia do aparelho reprodutivo que prejudica a formação e amadurecimento dos óvulos”, explica. E para completar, a endometriose pode gerar alterações hormonais e imunológicas que dificultariam a gestação.

A boa notícia é que os métodos de Reprodução Assistida (inseminação intra-uterina e fertilização in vitro) são altamente indicadas nos casos de endometriose e podem, efetivamente, ajudar a possibilitar uma gravidez.

As mulheres que sofrem de endometriose têm um número de óvulos menor e menos eficiente, o que não inviabiliza, mas dificulta a chance de ficarem grávidas. O tratamento pela fertilização in vitro pode evitar a ação da maioria destes mecanismos que atrapalham a fertilização e, por isto, esta pode ser uma ótima saída para a resolução do problema. Como a fertilização é feita fora do corpo da mulher, em laboratório, os gametas não estarão submetidos àquele processo inflamatório crônico da pelve. Somado a isso, algumas medicações utilizadas para ajudar na implantação embrionária podem corrigir defeitos endometriais que existam na doença.

No caso da inseminação, por sua vez, a estimulação ovariana pode corrigir a disfunção ovulatória da endometriose, e o aumento da quantidade de espermatozoides ativos nas trompas pode facilitar a fertilização do óvulo.

“É de extrema importância que seja feito um tratamento assim que é identificada a endometriose, seja por cirurgia ou medicamentos, o que vai depender da gravidade do caso. Feito o tratamento, muitas mulheres já podem engravidar normalmente e, se isso não acontecer, ainda há a alternativa da Reprodução Assistida”, explica Dr. Cabar.

De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), entre 10 a 15% das mulheres em idade fértil apresentam a endometriose, o que representa cerca de 6 milhões de brasileiras. Deste total, aproximadamente 10% não têm os sintomas do problema, por isso muitas só descobrem quando encontram dificuldade para engravidar.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment