Por que você não usa preservativo?

20aQuando você usa preservativo? Ou melhor, por que você não usa preservativo? As razões são diversas: “esquecimento”, segurança no parceiro, preconceito, medo de ser taxada “de fácil” por ter um preservativo na bolsa (no caso das mulheres), uso de drogas, por achar que atrapalha o sexo ou por se “sentir imune” ao vírus HIV, entre outros motivos.

Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, metade dos brasileiros entrevistados afirmou não usar o preservativo em todas as relações sexuais. Um levantamento da Casa da Adolescente, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, mostra que 23% das adolescentes já usaram a chamada pílula do dia seguinte, por não terem usado preservativo nas relações. De acordo com a pesquisa Lenad 2014 (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas), 3 em cada 10 rapazes e 38% das moças afirmam utilizar camisinha raramente ou nunca em suas relações sexuais. Segundo pesquisa da Caixa Seguros, 34% dos entrevistados admitiram já ter feito sexo sem proteção após consumir drogas lícitas ou ilícitas.

Dados não faltam para nos alertar sobre a importância da conscientização sobre o uso de preservativos como uma maneira de se proteger de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), o HIV e até a gravidez indesejada. E conscientizar os jovens precisa ser feito cada vez mais cedo, já que 7 em cada 10 jovens iniciam a vida sexual entre 14 e 18 anos, segundo pesquisa da Caixa Seguros.

Quando pensam em proteção, muitos jovens temem mais a gravidez na adolescência do que contrair alguma doença. E por que não se proteger? Usar o preservativo? O pensamento muitas vezes é: ‘aquele cara lindo da nossa turma “com certeza” não tem nenhuma doença’. E ele deve pensar o mesmo da amiga. ‘Foi só uma vez “não vai dar nada”’. Quem nunca pensou assim? Ou torceu para ser assim? A torcida se fortalece com a ajuda da pílula do dia seguinte para evitar uma gravidez indesejada, mas que não é capaz de proteger ninguém de uma DST, do vírus da AIDS.

Hoje o mercado de preservativos tem um modelo para quem está começando a vida sexual, o Preserv Teen®, por exemplo, mas também tem buscado desenvolver modelos mais finos e com maior diâmetro – a até em poliuretano, como Preserv Extra Premium® para quem ter alergia ao látex – para atender todos os gostos, ajudando a melhorar o prazer na relação. Isso certamente tem ajudado a aumentar o número de brasileiros que usam preservativo em todas as relações sexuais. Em 2004, 48% dos brasileiros usavam preservativo em todas as relações sexuais. Em 2013, o índice saltou para 54% da população. Embora haja crescimento, estamos falando apenas da metade dos brasileiros.

O que precisamos difundir é que o preservativo é um meio barato e eficaz para evitar DSTs, o vírus da AIDS e também uma gravidez não programada. E se ainda está arraigado em você o pensamento que “sexo com preservativo é igual chupar bala com papel” está na hora de conhecer melhor o que o mercado tem a oferecer e buscar maneiras de transformar o preservativo em um acessório sexual, algo para esquentar ainda mais a relação. Cuide-se! Ajude a mudar as estatísticas.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment