Saiba Diagnosticar Inflamações e Doenças Oculares

olhosNossos olhos merecem atenção especial, pois além das doenças como terçol, calázio e conjuntivite, também está exposta a fatores externos, como lascas de madeira, poeira e tempo seco. Porém, pequenos hábitos de cautela podem evitar aborrecimentos, alteração de nossa rotina, e ainda garantir a saúde de nossos olhos.

Segundo o oftalmologista do Hospital San Paolo, Dr. Alexandre K. Misawa, a melhor maneira de se evitar uma infecção é não colocar as mãos nos olhos. “As infecções oculares são transmitidas por contato físico e não pelo ar”, declarou o médico.

O oftalmologista também dá uma dica sobre como diferenciar um incômodo causado por uma infecção e por um fator externo, como um cisco.  “Lesões provocadas por lascas de madeira ou qualquer outro corpo estranho apresentam história de desconforto ocular de início súbito, geralmente unilateral e associado com lacrimejamento reflexo intenso.”

Nesse caso, o recomendado é que os olhos sejam abundantemente irrigados com água corrente e, de modo algum, a pessoa deve coçar a região, isso pode fazer com que o “objeto” penetre mais ainda nas estruturas oculares.

A respeito das inflamações, existem três doenças frequentes: terçol, calázio e conjuntivite viral. De acordo com Misawa, o terçol é uma inflamação aguda das glândulas da pálpebra. Geralmente, forma-se um nódulo elevado e vermelho que dói ao toque. O tratamento consiste em compressas mornas e, às vezes, associa-se a antibióticos e anti-inflamatórios, dependendo da intensidade.

Já o calázio é um processo inflamatório crônico das glândulas. “Ocorre quando o terçol não se resolveu por completo e como sequela mantém um nódulo elevado, porém indolor à palpação. Aí, o tratamento geralmente é cirúrgico”, afirmou o oftalmologista.

A conjuntivite viral é a forma mais comum das doenças oculares,é altamente transmissível por meio do contato físico e requer tratamento específico. Porém, existem outras formas de conjuntivite como a alérgica. Os principais sintomas são olhos vermelhos, pálpebras inchadas, sensação da presença de ciscos, secreção, coceira e visão borrada.

O tempo seco também é um fator que merece atenção. De acordo com o médico, a lubrificação do globo ocular fica muito prejudicada nessa época, principalmente, quando o olho também fica exposto ao uso de computador e ar condicionado (seja para esfriar ou aquecer o ambiente). O ideal é realizar pausas periódicas, tomar muito líquido, com o objetivo de manter a hidratação e, às vezes, recorrer ao uso de lubrificantes artificiais.

Em relação ao uso de colírios em qualquer uma das situações citadas, o especialista afirma que a utilização do produto só deve ser feita após recomendação médica.

“Existem diversos colírios no mercado com diferentes finalidades, desde os mais simples, como lubrificantes, até antibióticos e anti-inflamatórios potentes, que quando usados de maneira inadequada podem prejudicar a saúde ocular. Por isso, todo cuidado é pouco e antes de tomar qualquer medida, o ideal é consultar o seu médico”, declarou.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment