Tecnologia é aplicada em tratamento de fisioterapia e reabilitação no GRAACC

As ferramentas tecnológicas têm sido cada vez mais utilizadas em diversas áreas de tratamento médico, no Brasil. No Hospital do GRAACC, que atende 3 mil crianças e adolescentes com câncer, anualmente, tablets e vídeogames de movimento, como o Wii-Fit, fazem parte do material de reabilitação utilizado pelos médicos.

Desde janeiro de 2011, as atividades são aplicadas para os pacientes com dificuldades motoras, que passaram a apresentar bons resultados com mais rapidez. Um exemplo é Davi Adrian Cardozo de Sousa, 8 anos, que utiliza uma prótese na perna desde dezembro de 2012. “Quando descobrimos o osteossarcoma, e nos comunicaram sobre a necessidade da amputação, imaginamos que o Davi teria uma vida muito limitada, mas não foi isso que aconteceu”, conta a mãe Railda Cardozo de Souza. Além de fazer os exercícios da fisioterapia, Davi teve a oportunidade de utilizar o Wii-Fit e Wii-jogos para treinar a confiança na prótese que passou a usar.

Walkyria de Almeida, coordenadora do setor de Terapia Ocupacional do GRAACC, explica que os tablets são aplicados com objetivo terapêutico, transferindo técnicas motoras e sensoriais próprias da terapia ocupacional. “No caso do tablet, temos um projeto de pesquisa voltado para a seleção de atividades que proporcionam estímulos ao paciente. Dessa forma, o paciente é direcionado aos aplicativos que trabalham melhor determinada área do corpo. Além da ferramenta ser lúdica e produzir resultados comprovados, os pacientes adoram estar em contato com a tecnologia”, diz Walkyria.

Segundo a coordenadora de fisioterapia do hospital, Liliana Yu Tsai, a utilização de games que exigem movimento do corpo, como o Wii, é essencial para treinar o equilíbrio de pacientes que passam pelo pós-operatório, apresentam déficit de equilíbrio central devido a tumores no sistema nervoso central ou têm medo de utilizar as próteses. “O apoio da área de fisioterapia foi extremamente importante quando o Davi começou a usar a prótese na perna. Ele tinha medo de andar e brincar, mas os exercícios com o vídeogame lhe deram mais confiança e hoje ele até joga bola”, conta a mãe.

Além do uso das tecnologias, a área de reabilitação e fisioterapia do GRAACC conta com o CPM, aparelho que movimenta a articulação do joelho de forma passiva e com velocidade reduzida. Os pacientes precisam passar por critérios técnicos pré-estabelecidos antes de iniciar as atividades, que não substituem a terapia convencional.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment