Teoria dos quatro temperamentos

homem triste

Foto: Corbis

Temperamento é uma qualidade interna característica de cada pessoa. Existem quatro grupos de temperamentos: melancólicos (Terra), fleumáticos (Água), sanguíneos (Ar) e coléricos (Fogo) e, apesar de todos apresentarem um pouco desses 4 tipos, em cada indivíduo prevalece um temperamento diferente. É esse ‘tempero’ que influencia as formas de como o indivíduo reage perante os outros e o mundo. O tipo de temperamento interfere em tudo o que o indivíduo faz, desde seus hábitos, do sono, até sua alimentação.

Para Dr. Samir Wady Rahme, médico clínico com formação em medicina antroposófica, ‘a tarefa do médico é ajudar o paciente a superar suas crises que, na maioria das vezes, se apresentam como uma doença. Mas antes da doença manifestar-se fisicamente, uma alteração já se encontra em curso em sua alma. Estudando os quatro temperamentos, estaremos promovendo a compreensão do próximo e de nós mesmos, explica o médico.

De acordo com Dr. Samir, os quatro temperamentos estão relacionados aos quatro elementos da natureza, e a prevalência de um elemento sobre os outros é o que dá o colorido da vida. O que se espera é que, com o passar dos anos, esses elementos consigam entrar em harmonia. Como cada indivíduo tem um temperamento que se sobressai aos demais, o importante é identificá-lo, conhecendo seu temperamento predominante, a fim de trabalhá-lo em favor de si mesmo.

Fisicamente, os quatro temperamentos se mostram da seguinte forma: os melancólicos geralmente são pessoas altas e encurvadas, os fleumáticos indivíduos médios e roliços, os sanguíneos proporcionais em peso e estatura, e os coléricos, pessoas baixas e compactas.

Para equilibrar-se, podem-se sugerir atitudes e terapias:

  • O melancólico necessita de contato físico e expressão, sendo a massagem e o teatro as melhores indicações.
  • O Fleumático precisa de atividade interior como a pintura ou modelagem.
  • Já o sanguíneo precisa se ancorar, sendo o canto e atividade manual, como a marcenaria, as atividades indicadas.
  • Por fim, as indicações para o colérico são o esporte de confronto, como o judô, pois ele precisa de limites.

‘A herança genética que recebemos dos nossos pais é deixada para trás após os 14 anos de idade e, a partir daí, começamos um caminho de individualização que deve nos conduzir ao encontro de nós mesmos. Esse encontro passa pela compreensão dos temperamentos pessoal e do próximo, ajudando a entender as diferenças que só são possíveis por sermos indivíduos. Os quatro temperamentos constituem a porta mais direta e acessível do autoconhecimento. Com essas noções, o mundo ao nosso redor ganha novo sentido e compreendemos as reações humanas com mais amor e tolerância’, completa Dr. Samir.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment