Tomar sol é fundamental para a absorção da vitamina D

verão

Foto: Corbis

De acordo com um estudo realizado por estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o nível de vitamina D no organismo dos brasileiros diminui após o inverno e se normaliza depois do verão. “A falta de sol reduz a quantidade de vitamina D. Em cidades mais frias, com predomínio de dias nublados e sem sol, como Curitiba, a redução é ainda maior e há necessidade de acompanhamento médico para manter a saúde em dia”, observa o nutrólogo Maximo Asinelli.

A vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio e do fósforo no intestino e garante o bom funcionamento dos nervos, músculos, coagulação do sangue e crescimento das células. Como está ligada a assimilação do cálcio e do fósforo, é responsável pela saúde dos ossos que depende do depósito de minerais. “Ela também é importante para a produção de insulina, para o sistema imunológico e na síntese da melanina – pigmento da pele”, aponta.

A deficiência dessa vitamina causa diversos prejuízos para o organismo. Raquitismo em crianças, amolecimento e enfraquecimento dos ossos em adultos, osteoporose, surgimento de cáries, baixa imunidade e problemas no fígado, mama, próstata, células cerebrais são algumas das consequências. “A falta parcial de vitaminas é chamada de hipovitaminose. A carência é ocasionada pelo baixo consumo de nutrientes ou por alguma falha no processo de absorção e fixação”, explica.

O nutrólogo esclarece que a vitamina D pode ser encontrada no óleo de fígado de peixe, no salmão, no atum, na gema de ovo, na carne de fígado, no leite e seus derivados e em suplementos vitamínicos. ”A quantidade encontrada nos alimentos é pobre e a exposição solar é a principal fonte da vitamina. Ao entrar em contato com a pele, os raios solares ativam os receptores da vitamina D presentes nas células e sua absorção acontece no meio gorduroso, ou seja, ela é lipossolúvel”, acrescenta.

Asinelli ressalta que para manter os níveis de vitamina D suficientes para o funcionamento adequado do organismo, o ideal é tomar sol sem protetor solar por pelo menos 15 minutos, no início da manhã ou no fim da tarde. “Quem tem a pele muito clara pode colocar a planta dos pés e a palma das mãos no sol por 10 minutos. Outra forma de absorvê-la é consumir suplementos receitados por médico especializado”, finaliza.

Tags:,
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment