Várias formas de detectar distúrbio alimentar

11Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde revela que 77% das jovens em São Paulo apresentam propensão a desenvolver algum tipo de distúrbio alimentar, como anorexia, bulimia e compulsão por comer. Pela própria natureza da doença, a vítima não é capaz de reconhecer que está de fato precisando de ajuda ou que possui algum tipo de transtorno alimentar. Além disso, muitas vezes, as pessoas e familiares que estão ao seu redor também não fazem ideia que o indivíduo esteja passando por essa situação, principalmente, quando estes são anorexia e bulimia, já que com a compulsão há o ganho excessivo de peso.

Segundo a nutróloga Dra. Liliane Oppermann, “Existem vários tipos de transtornos alimentares, porém, os mais comuns são a anorexia, bulimia e compulsão alimentar, principalmente por estarem de certa forma ligados um no outro”.

Para ajudar os familiares com esse assunto tão delicado, existem dois tipos de especialistas capazes de detectar o distúrbio em uma pessoa: o especialista em alimentação e, acredite: o dentista! Em caso de suspeita da própria pessoa, ela provavelmente vai procurar algum médico especialista em alimentação como nutróloga ou endocrinologista que irá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Mas, o dentista pode alertar a família pela observação do aspecto bucal.

“Nos casos de anorexia, a deficiência priva o organismo dos nutrientes de que necessita, podendo desenvolver a osteoporose com o enfraquecimento dos ossos maxilares que suportam os dentes, o que pode evoluir para a perda acelerada dos mesmos”, explica o cirurgião buco maxilo facial, Dr. Alessandro Silva.

Distúrbios como ortorexia (obsessão por alimentos biologicamente puros, por uma alimentação saudável) evigorexia (obsessão por um corpo perfeito) também devem ter cuidados especiais através de um acompanhamento médico. Um indivíduo com bulimia entra em um ciclo de comer compulsivamente e vomitar. Durante o vômito, os ácidos passam pela boca e podem desgastar o esmalte do dente, causando cáries, sangramento gengival, descoloração e até mesmo a perda dos dentes.

Como os dentes ficam com a aparência gasta e amarelada, o dentista pode ser o primeiro a notar os sinais do distúrbio alimentar, e, ao indicar o tratamento odontológico adequado, pode já resolver as consequências da doença apenas na cavidade oral. “Porém, é preciso, também, estar alerta pra não deixar que a bulimia ou a anorexia alcancem seu ápice, pois embora o dentista possa contribuir na diminuição dos danos da boca, ele não poderá tratar o distúrbio alimentar de uma forma geral, e os nutrólogos e/ou outros médicos devem ser imediatamente procurados”, conclui Alessandro.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment