10 dicas de segurança em cidades grandes

4aA violência no Brasil vem crescendo em ritmo acelerado, atingindo todas as classes e estados do país. Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha em 2014, um em cada cinco brasileiros foi vítima de algum crime. Foram realizadas mais de 2 mil entrevistas, em 162 municípios do país. Com base nestes dados, Mauricio da Silva Lazzarin, Coordenador dos Cursos Segurança Privada e Segurança no Trabalho da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), listou 10 dicas de segurança para quem vive em cidades grandes.

1. Evite sair com objetos de valor como relógios, pulseiras, colares e outras joias; e não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.

2. Em transportes coletivos e lugares muito movimentados, mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas em frente ao seu corpo.

3. Evite utilizar celulares em vias públicas.

4. Evite deixar o carro estacionado na rua em lugares que indiquem períodos longos de ausência do condutor. Procure estacionar seu veículo em ruas iluminadas e próximo a locais vigiados dia e noite. Não deixe bolsas, embrulhos, roupas e pacotes à vista, dentro do carro.

5. Procure não se aproximar de seu carro ou residência e nem entrar neles se perceber a presença de pessoas suspeitas nas proximidades.

6. Ao conduzir seu veículo mantenha as portas travadas. Se possível, mantenha os vidros do carro fechados também.

7. Não pare para discutir pequenas batidas, principalmente à noite. Bandidos se utilizam de pretextos e distração em momentos críticos para assaltar.

8. Ao levar crianças à praças, praias, clubes ou grandes eventos procure identificá-las com nome, endereço e telefone.

9. Ao viajar por grandes períodos, suspenda a entrega de jornais e avise a um vizinho de confiança sobre a sua ausência. Se possível, peça a um parente ou amigo para que recolha sua correspondência e visite sua casa periodicamente, para certificar que está tudo certo.

10. Não abra a porta para pessoas que se apresentam para oferecer serviços não solicitados (encanadores, eletricistas, técnicos, etc.). Utilize o interfone caso possua. Confirme serviços solicitados com as concessionárias ligando pessoalmente para as mesmas, em telefones divulgados pela mídia.

Tags:
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment