10 dúvidas frequentes após a cirurgia plástica

cirurgia plástica

Foto: Corbis

1. Quando poderei viajar de avião ou de navio depois de uma cirurgia plástica?
Recomenda-se o prazo mínimo de uma semana, depois de reavaliação feita pelo cirurgião.

2. Poderei fazer exercícios ? Quando?
Os grupos musculares envolvidos na cirurgia devem ficar em repouso relativo, evitando-se os esforços físicos por um período variável de 60 a 90 dias.

3. Poderei engravidar quando? Se for implante de próteses poderei amamentar?
Se existe uma programação breve de engravidar, é indicado realizar a cirurgia após este período. Em geral, existe restrição nas cirurgias de abdominoplastia, recomendadas para mulheres que não desejam ter mais filhos. No caso de lipoaspiração, evitar o período de edema, que varia entre 3 a 6 meses.
Cirurgias de prótese mamária não interferem na amamentação. Cirurgias onde retira-se excesso de pele ou tecido mamário podem apresentar alterações na amamentação, dependendo da mama e da técnica realizada.

4. Depois de quantos dias posso sair de casa ou trabalhar?
Existe uma variação muito grande, mas é recomendável evitar ao máximo nos primeiros dias, onde o risco de sangramento, infecção, hipotensão, entre outros é maior.

5. Depois de quantos dias tenho que fazer drenagem e porque?
Varia de acordo com o médico. Alguns sugerem drenagens pré-operatórias, outros somente após a cirurgia, entre o primeiro e o sétimo dia.

6. Pessoas que têm que ficar horas no computador pode voltar ao trabalho quando? E quem dirige visitando clientes?
Atividades de escritório podem ter início precoce, uma vez que não exigem esforços físicos. Dirigir exige cuidados em grande parte das cirurgias corporais, e é recomendável a liberação médica para cada procedimento. O ideal seria iniciar progressivamente, e melhor se o carro possuir dispositivos que evitam os esforços, como direção hidráulica e/ou câmbio automático.

7. Depois de quanto tempo posso me submeter a outra cirurgia plástica?
Recomendável aguardar entre 3 a 6 meses. Também é variável para cada caso. Uma paciente que realizou blefaroplastia sob anestesia local estará apta a realizar outra cirurgia, como prótese mamária, em um tempo inferior ao descrito. Já uma paciente que realizou uma abdominoplastia, deve aguardar o tempo de redução de edema antes de pensar em fazer uma lipoaspiração.
Existe a possibilidade de realização de cirurgias combinadas, que evitam períodos adicionais de recuperação.

8. A alimentação tem que ser adequada? O que não pode?
Alimentação leve e variada e ingestão de líquidos em abundância são recomendáveis. Em geral é indicado evitar alimentos potencialmente tóxicos, alergênicos ou muito laxativos.

9. Para o sexo existem restrições? Depois de quanto tempo?
Durante o período inicial existe a restrição médica, que irá variar de acordo com cada cirurgia. Após este período, dependerá do conforto da paciente.

10. Sol: existe restrições? E a praia?
Sim. O período do uso de malhas cirúrgicas, sutiens, ou a presença de cicatrizes expostas, inchaço, equimoses devem ser respeitados. O ideal é aguardar a liberação do cirurgião.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment