10 mitos e verdades sobre a perda auditiva

fones de ouvido

Foto: SXC

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados do Censo 2010 com informações sobre a situação da perda auditiva nos brasileiros. A pesquisa avaliou pessoas com problemas permanentes e constatou que mais de nove milhões de cidadãos declararam ter algum tipo de deficiência auditiva. Deste total, 347 mil pessoas afirmaram não conseguir ouvir de modo algum, quase 1,8 milhão disseram ter grande dificuldade e 7,5 milhões relataram alguma limitação. Com base nesses dados preocupantes, confira os mitos e as verdades sobre a perda auditiva e suas causas.

1 – Apenas idosos perdem a audição ao decorrer da vida.
Mito. A perda da audição na terceira idade, chamada cientificamente de presbiacustia, é muito comum, pois o sistema auditivo tem sua função alterada com o processo de envelhecimento. No entanto, não existe faixa etária para se ter um problema auditivo, já que diversas são as causas dessa deficiência e não apenas a presbiacusia. Qualquer indivíduo que convive com sons intensos diariamente, por exemplo, está suscetível a comprometer sua audição.

2 – Zumbido no ouvido e sensação de tontura são alguns sintomas de perda auditiva.
Verdade. Assim como zumbido e sensação de tontura, apresentar dificuldade de entender outra pessoa e ter vertigem também são indícios do problema.

3 – A perda auditiva é reversível.
Mito. Quando é diagnosticado que o paciente comprometeu as estruturas internas do ouvido o quadro é irreversível.

4 – Pessoas que trabalham com sons intensos, como motorista de ônibus e motocicleta, Djs, pedreiros e operários , precisam usar o protetor auricular.
Verdade. O protetor auricular é um recurso para evitar a perda auditiva, portanto, pessoas que estão expostas a sons intensos devem aderir ao protetor.

5 – Sons que atingem 120 decibéis (dB) são saudáveis à audição.
Mito. O limite considerado tolerável à audição é no máximo 85 dB. Se o som ultrapassar esse limite, a audição pode ser comprometida. A relação tempo de exposição e intensidade sonora também deve sempre ser levada em consideração.

6 – Perder a audição traz consequências psicossociais ao indivíduo.
Verdade. A perda auditiva também pode trazer consequências psicossociais, favorecendo o isolamento por conta da dificuldade de comunicação com as pessoas. Por conta do afastamento e da falta de atenção e diálogo com familiares e amigos, o indivíduo passa a se sentir constrangido e entra em um quadro depressivo, principalmente na terceira idade.

7 – Não é necessário fazer exame para detectar a perda auditiva.
Mito. Em alguns casos, o médico otorrinolaringologista detecta o problema durante a consulta, mas é necessário realizar o exame audiométrico para ter o diagnóstico concreto. Exames complementares também podem ser necessários para um diagnóstico adequado.

8 – O tratamento consiste no uso do aparelho auditivo.
Verdade. Após a perda auditiva ser constatada por meio do teste audiométrico, o tratamento mais indicado, para a maioria dos casos, é o uso de aparelhos auditivos.

9 – O paciente não precisa moldar o conduto auditivo para usar solução auditiva.
Mito. O paciente precisa moldar o conduto auditivo para que o fabricante produza o equipamento de acordo com o tamanho do ouvido e para que o paciente se sinta confortável. Porém, atualmente já existem modelos que não necessitam da pré-moldagem.

10 – Já existem aparelhos auditivos com tecnologia Bluetooth.
Verdade. Já estão disponíveis no mercado brasileiro aparelhos auditivos com tecnologia Bluetooth, que permite que o usuário atenda ao telefone celular sem precisar tê-lo na mão, escutar música do equipamento portátil direto no aparelho, assim também como o áudio da televisão.

Tags:
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment