20 de janeiro: Dia do Farmacêutico

dia_farmaceutico_vida_equilibrioOs profissionais com formação em farmácia são responsáveis por desenvolver, produzir e pesquisar novos medicamentos, utilizando os mais variados tipos de matéria-prima. Atualmente, a área da saúde que mais precisa desses profissionais no Brasil é a área científica, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos. Segundo dados da 26ª Assembleia Bienal, o Brasil é o país que mais investe em pesquisa biofarmacêutica na América Latina e, para tanto, precisa de mão-de-obra qualificada.
Um representante de peso entre os farmacologistas brasileiros é o Dr. Luiz Francisco Pianowski, presidente do laboratório Kyolab e líder das pesquisas brasileiras para desenvolvimento de fitomedicamento que combate ao HIV. A equipe está finalizando a terceira bateria de testes em macacos Rhesos, para que possam ser realizados, posteriormente, testes em humanos. Nas primeiras duas baterias com macacos os resultados foram positivos, assim como nas etapas anteriores (in vitro, em peixes Zebrafish e roedores). “Detectamos que um princípio ativo extraído da planta Aveloz (Euphorbia tirucalli), desloca o vírus das células infectadas, levando-as à morte (apoptose), fazendo com que o vírus seja exposto aos antirretrovirais existentes. Essa descoberta abre novos horizontes na busca pela cura do HIV, pois os atuais tratamentos só agem matando o vírus quando ele se multiplica e sai da célula invadida para entrar em outras. Com a comprovação da baixa toxicidade no organismo dos animais testados, a pesquisa avança para o início dos testes em humanos”, conta o farmacologista.

Sobre as pesquisas e testes

Os testes em macacos foram realizados no renomado centro de pesquisas americano do hospital John Hopkins Hospital para esclarecer o mecanismo de ação das moléculas. O projeto é liderado pelo Dr. Lucio Gama, que é brasileiro, com participação da Dra. Celina Monteiro, pós doc da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Paralelamente, estudos referentes à farmacocinética e toxicologia estão sendo realizados no instituto Aurigon, Alemanha.
No Brasil, Luiz Francisco Pianowski, do laboratório Kyolab, e Amílcar Tanuri, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenam as atividades.

CURIOSIDADES: DIA DO FARMACÊUTICO E O PRIMEIRO ‘BOTICÁRIO’

Apesar da data regulamentada somente há sete anos, os registros do primeiro farmacêutico do Brasil marcam o ano de 1549. Diogo da Costa foi trazido por Thomé de Souza, primeiro governador geral da nova colônia portuguesa, que desembarcou na Bahia trazendo cerca de mil pessoas, entre elas o único boticário, como era conhecida a profissão na época.
Comemora o Dia do Farmacêutico em 20 de janeiro. A data é marcada pela fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 1916. Na época era a maior instituição que representava a categoria no País.
Apenas em março de 2007, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da resolução nº 460, reconheceu a data como o Dia do Farmacêutico.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment