6 dúvidas sobre Câncer de Boca

boca sorriso

Foto: Corbis

Uma das principais dúvidas dos pacientes que tiveram câncer de boca diagnosticado e de seus familiares é quanto à rotina alimentar: saber se poderão se alimentar normalmente; quais as restrições recomendadas; quais cuidados tomar com a higiene bucal, dentre outras indagações.

Para esclarecer algumas dessas questões, conversamos com a nutróloga dra. Fernanda Schettino e com a nutricionista Kelly Araújo, ambas profissionais do corpo clínico da Oncomed-BH.

Confira as respostas e dicas das especialistas.

1) Consumir alimentos ácidos pode aumentar a possibilidade de desenvolver câncer de boca?
Não. O tipo de alimento não interfere nas chances de desenvolver a doença, mas alguns deles devem ser evitados após o diagnóstico. Entre os principais fatores para sua ocorrência estão a má higiene bucal, seguida pelo tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas.

2) Que tipos de dificuldades encontra para se alimentar?
O paciente do câncer de boca pode ter dificuldades para mastigar ou para engolir e, ocasionalmente, ambas juntas. No primeiro caso, ele deve atentar para a consistência dos alimentos, dando preferência aos mais pastosos, cozidos por mais tempo. É recomendado que sejam pouco temperados.
Quanto à dificuldade para engolir, muitas vezes é preciso que o paciente recorra a uma sonda, que pode ser adaptada do nariz ao estômago ou diretamente na barriga. É importante ressaltar que a sonda é um artifício para permitir a evolução do tratamento e é usada temporariamente. Após apresentar alguma melhora, o paciente poderá voltar a se alimentar normalmente.

3) Como evitar feridas na boca e dores de garganta?
Evite consumir alimentos muito duros, quentes, ácidos, salgados e condimentados. Comidas macias são ideais, como, por exemplo, panquecas, pratos pastosos e macios com ovos e peixes, caçarolas e guisados de carne de boi e aves, banana, pêssegos na conserva, pêras, coquetéis de frutas, molho de maçãs servidas com creme, pudins, sorvetes, cereais cozidos, leite batido com sorvete, vegetais bem cozidos, feijão batidos e sopas.
Tente cortar, moer ou liquidificar as carnes e aves que são difíceis de mastigar ou engolir. Amacie as comidas com molho de carne e de saladas. Evite comidas que possam irritar a boca ou a garganta, como pipocas, nozes, vegetais crus e sucos ácidos, especialmente laranja, abacaxi, limão. Consuma bebidas com sabor de frutas ou polpas de frutas que não irritem sua boca, como, por exemplo, de mamão, caju, pêra e maçã.

4) O que fazer quando sentir minha boca seca?
Consuma líquidos frequentemente. Tome uma bebida para ajudar a engolir comidas secas. Dê preferência a sopas e legumes e carne ensopada. Use manteiga, margarina, molhos de salada e carne em comidas secas.

5) Estou sentindo mudanças no gosto dos alimentos. É normal? O que posso fazer?
As alterações do paladar durante o tratamento são normais. Para contornar esse problema, consuma comidas que deixam um gosto próprio, como frutas frescas e hortelã. Procure variar suas comidas, assim encontrará uma nova favorita. Comidas ácidas consumidas com moderação podem ajudar a superar o gosto metálico.

6) Se sentir dores na boca ou na garganta, o que devo fazer?
Pergunte seu médico sobre medicamentos que você pode usar para dor na boca e garganta, caso considere necessário.

Tags:,
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment