8/08 – Dia Nacional do Controle do Colesterol – Prepare-se para consultar o cardiologista

coração

Foto: Corbis

Conversar com o cardiologista não é exatamente a coisa mais fácil do mundo. Principalmente, se você acaba de descobrir que as taxas de colesterol estão elevadas, o que aumenta o seu risco de desenvolver uma doença do coração. Porém, além de necessária, a consulta com o especialista pode ser um momento muito proveitoso para sanar seus questionamentos sobre a saúde do coração e prevenir as doenças cardiovasculares.

De acordo com Raul Dias dos Santos, cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Dislipidemias do INCOR (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), o primeiro passo para o paciente aproveitar bem a consulta é estabelecer uma relação de confiança e transparência com o médico. “Essa boa relação deixa o paciente mais a vontade para esclarecer todas as suas dúvidas e colabora para que a adesão ao tratamento seja a melhor possível”, afirma o médico.

Uma das melhores medidas que o paciente pode tomar antes da consulta é preparar uma lista com todas as questões que deseja fazer ao médico. Começando pela mais simples: “como está o meu colesterol?”. Como o colesterol elevado não tem sintoma é comum deixar de lado seu controle. “O cardiologista deve ser consultado pelo menos uma vez ao ano para verificar a pressão arterial e o colesterol,” explica Santos.

Datas como a de 8 de agosto, Dia Nacional do Controle do Colesterol, são importantes para lembrar que as pessoas podem ter fatores de risco que contribuem para o aumento do Colesterol LDL (colesterol ruim) como: genética, dieta inadequada, obesidade, hipertensão, diabetes e tabagismo. “O intuito destas datas é enfatizar a prevenção, informando que um coração saudável depende de alimentação adequada, exercícios rotineiros e boa qualidade de vida”, afirma o especialista.

Segundo o cardiologista Raul Dias dos Santos, ao sair da consulta, o paciente deve ter claro qual é o seu risco de problemas do coração, quais os tratamentos preventivos mais adequados, seus efeitos colaterais e duração. É importante lembrar que para a maioria das pessoas, se a dieta e estilo de vida falharem, o tratamento medicamentoso com estatina, dentre elas, atorvastatina, deverá ser feito para sempre. “O paciente precisa deixar o consultório sabendo que os benefícios da adesão ao tratamento são muito grandes e podem reduzir em até 40% o risco de infartos, derrames e morte”, finaliza Raul.

Pergunte ao cardiologista

  1. Quais são os números do meu colesterol e o que cada um deles significa?
  2. Como estão os meus triglicérides?
  3. Posso ter outros fatores de risco?
  4. Se eu tiver vários fatores de risco, qual é a minha chance de ter uma doença do coração?
  5. Se eu precisar emagrecer, quantos quilos devo perder?
  6. Quais são os efeitos da atividade física para o tratamento?
  7. Qual o melhor exercício para o meu caso?
  8. Vou precisar mudar a minha alimentação?
  9. O que devo saber sobre medicamentos para o colesterol alto?
  10. Quando devo refazer o meu exame de colesterol?
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment