A estação mais fria do ano pode desencadear alergias

O inverno já começou e os dias frios da estão indicam que o momento de retirar as blusas, casacos, cobertores, gorros e cachecóis dos armários. Mas, o que muitos não sabem é que alguns vilões podem estar entre eles e intensificar as alergias respiratórias. “Nesta poca do ano, a umidade, o mofo e os ácaros se alojam entre os tecidos e isso facilita o contato com as pessoas, resultando em irritações”, explica o otorrinolaringologista Herton Coifman.

Entretanto, o médico esclarece que não são apenas o mofo e os ácaros que acarretam alergias: os aquecedores, mesmo os aparelhos aprovados para uso domiciliar, podem provocar uma diminuição da umidade do ambiente e ressecar as vias aéreas. “A baixa umidade contribui para o aumento das infecções, desidratação e diminui as funções protetoras da mucosa nasal – uma barreira natural de proteção contra vírus, bactérias, fungos, alérgenos e poluentes do ar”, destaca o Dr. Coifman. Neste caso, é importante manter o ambiente umidificado.
A rinite alérgica surge com as rinossinusites e as infecções da via aérea superior, incluindo as viroses, faringites e laringites, e não tem como ser prevenida. “O mofo, por exemplo, é um alérgeno, ou seja, uma substância alérgica que causa em pessoas com hiperssensibilidade a inflamação da mucosa nasal e conjuntival”, conta o médico.

Tratamento

O tratamento para cada doença é específico e pode incluir medicações, como, antihistamínicos, antialérgicos sistêmicos e tópicos (nasal), corticóides sistêmico e tópico nasal. Para o médico as causas de obstrução nasal devem ser tratadas para diminuir a incidência de outras doenças das vias aéreas. “Um exemplo é o impacto da rinite alérgica na asma. Estudo feito pela Organização Mundial da Saúde demonstrou que a asma melhora quando a rinite alérgica está controlada”, observa.
O Dr. Coifman comenta que pessoas que apresentam rinite alérgica podem ter desvio do septo, pólipos e outras situações que pioram a respiração nasal. “Esse conjunto de fatores provocam alterações nas atividades físicas das pessoas, no sono e na qualidade de vida, portanto estas doenças devem ser tratadas pelo médico otorrinolaringologista, que poderá avaliar cada situação”, destaca.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment