24 de abril de 2012 | Lazer & Bem-Estar

A RPG é um caminho eficaz para as alterações posturais

Entre as técnicas existentes, a RPG é o tratamento mais satisfatório para a escoliose

coluna vertebral

Foto: Corbis

A coluna vertebral é composta por 24 vértebras, sendo sete cervicais, 12 torácicas e cinco lombares que tem a função de sustentar o corpo, proteger a medula espinhal e garantir mobilidade. Qualquer alteração desencadeia diversos problemas. No Brasil, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 36% da população sente dores nas costas e, nos próximos anos, cerca de 90% sofrerá com os problemas na coluna.

Grande parte destes números representa a má postura, que desencadeia os desvios posturais, causando dores, incômodos e limitações nas atividades diárias. Um caminho para o tratamento é a RPG (Reeducação Postural Global), que atua sobre as dores conseqüentes desta patologia. Para isso, o método busca o alongamento e o fortalecimento de grupos musculares que influenciam nessas posturas. “O tratamento proporciona um condicionamento muscular e permite que a pessoa consiga manter a postura correta no dia a dia, além de diminuir o uso de analgésicos, melhorar a mobilidade para as atividades diárias e a consciência corporal”, explica Eduardo Benites, fisioterapeuta da Clínica Reacciona.

“A postura correta proporciona um menor gasto energético – já que a má postura exige muito do corpo, maior facilidade para permanecer na mesma posição por um tempo prolongado, uma vez que, o peso esta distribuído de forma correta e não gera desequilíbrios biomecânicos no corpo”, alerta Benites.

A coluna possui curvas e, são elas: a lordose (região cervical e lombar) e a cifose (região torácica e sacral). Quando há um aumento nessas curvaturas surgem os desvios mais comuns, conhecidos como hiperlordose e hipercifose. Porém, o mais grave é a escoliose, que é caracterizada pelo desvio lateral da coluna e pela rotação das vértebras
que podem gerar deformações ósseas e aumentar as chances de desgaste na cartilagem pela má distribuição de peso.
Para tanto, Eduardo ressalta: “O tratamento dessa patologia com a RPG é, sem dúvida, o mais eficaz dentre as técnicas posturais existentes”.

A técnica da RPG possui oito posturas básicas e, cada uma, é indicada para um tipo de desvio postural. “Quando não existe a possibilidade do paciente adotar as posturas recomendadas pelo terapeuta, este por sua vez, deve escolher uma postura alternativa e fazer adaptações que, gradativamente, vão sendo eliminadas até o individuo conseguir realizar os exercícios de forma completa. Além disso, o trabalho respiratório é muito importante. Através dele é possível atuar em musculaturas e ligamentos que são de difícil fortalecimento e alongamento”, fala Benites.

Leia mais em: ,
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Parceiros
Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Vida e Equilíbrio | (11) 5539-7227 | Av. Gen. Ataliba Leonel, 93 - Conjunto 94 - 02033-000 - São Paulo (SP) 2nd