A vilã da fertilidade

De acordo com especialistas, a infertilidade está presente em cerca de 40% das mulheres com endometriose, doença causada pela descamação do endométrio que, ao final do ciclo menstrual, sai do útero, vai para a área pélvica e prejudica o aparelho reprodutor. Apesar de ser uma das enfermidades ginecológicas mais graves, a demora em descobrir e tratar o problema ainda é um desafio para a classe médica. Em contrapartida, os benefícios da contracepção contínua no combate à endometriose são cada vez mais conhecidos e usados pelos ginecologistas.

O controle da endometriose por meio da suspensão do ciclo menstrual é um dos principais destaques do XVIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, que será realizado entre 5 e 7 de setembro, em São Paulo (SP). O evento conta com mais de 6 mil profissionais do Brasil e do exterior que abordarão os temas mais relevantes que envolvem a saúde da mulher.
“A escolha pela contracepção contínua ajuda a prevenir e controlar a endometriose e outras doenças incapacitantes que podem levar à infertilidade”, explica Rogério Bonassi, ginecologista da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e um dos palestrantes do encontro.

Contracepção contínua

Parar de menstruar é algo cada vez mais comum entre as brasileiras. A escolha pela contracepção contínua, segundo especialistas, faz com que a mulher se livre dos desconfortos causados principalmente pela TPM, como inchaço, dores, cólicas e variação de humor, fatores que comprometem a qualidade de vida.

Sintomas da endometriose

Os principais sintomas de endometriose são: cólicas doloridas e progressivas durante o ciclo menstrual; incômodo e dor na relação sexual; e ainda alterações intestinais ou urinárias no período de fluxo menstrual.

Serviço

Evento: XVIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia
Data: 5 a 7 de setembro
Local: Transamérica Expocenter
Endereoço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment