Abdominoplastia – cirurgia no abdômen

70aA abdominoplastia – cirurgia no abdômen –  é muito procurada pelas mulheres brasileiras. Sol, praia e corpo em boa forma  são fundamentais na hora de curtir o verão com os amigos e a  família.

Muitas mulheres  apresentam estrias, flacidez e acúmulo de gordura no abdômen o que resulta na busca incessante por um corpo condizente com seu desejo de ter uma barriguinha lisinha e chapada. Exercícios e dietas muitas vezes não resolvem e a solução passa pela decisão de realizar uma cirurgia plástica. Outra indicação seria a da maioria das mulheres que  depois de uma gravidez ou  um emagrecimento severo (após sobrepeso) ou ainda quando envelhecem  acumulam gordura,  flacidez da pele e  fraqueza muscular na região abdominal. A  abdominoplastia (cirurgia estética e reparadora no abdômen), melhora o contorno do abdômen, remove os excessos de pele e gordura, além de corrigir a flacidez e reposicionar a musculatura da parede abdominal, proporciona um abdômen plano e o afinamento da cintura. A abdominoplastia pode ser considerada além da estética um procedimento em prol da saúde psíquica da paciente pois , aumenta sua auto-estima e dá outro ânimo a sua vida amorosa.

Dr. Edson Prata Jr, cirurgião plástico , esclarece as principais dúvidas e os cuidados que a  paciente deve ter antes de optar por essa cirurgia:

1)O que é abdominoplastia? Qual a diferença entre a abdominoplastia total e a mini-abdominoplastia?

A abdominoplastia é uma cirurgia estética e reparadora, indicada para remoção do excesso de pele no abdômen e/ou correção da flacidez da musculatura abdominal. A “mini”-abdominoplastia é uma cirurgia semelhante, porém com cicatrizes menores, indicada para flacidez leve e moderada no abdômen, predominante na parte inferior do abdome.

2) Qual o tempo de duração de uma abdominoplastia?

Em média 3 horas

3) Quanto custa uma Abdominoplastia?

Os valores dependem do hospital onde a cirurgia será realizada, do tipo de anestesia, e dos honorários da equipe.

4) Qual o tipo de anestesia utilizada?

Tenho preferência pela anestesia peridural e sedação, mas a cirurgia pode ser realizada com anestesia geral.

5) Qual o tempo de internação após a cirurgia?

Entre 24 e 48 hs.

6) Será feito um novo umbigo?

Dependendo da técnica utilizada, a base do umbigo é preservada ou não.

7) A cicatriz de uma abdominoplastia é muito grande?

A cicatriz é maior do que o de uma cesárea, e depende muito da quantidade de pele excedente. Geralmente ocupa todo o abdômen inferior, mas pode ser coberta com um biquini.

8) Posso fazer a cirurgia estando acima do peso?

Dependerá da avaliação do cirurgião. Geralmente em sobrepeso leve e estável, a cirurgia pode ser realizada. Em casos onde existe o “abdômen em avental”, a cirurgia pode ser realizada em caráter reparador, para melhorar a qualidade de vida da paciente.

9) A sensibilidade do abdômen fica alterada após a realização da abdominoplastia?

Temporariamente, na região abaixo do umbigo. A sensibilidade pode ficar alterada por tempo variável, mas geralmente se reestabelece em um período abaixo de 6 meses.

10) É possível associar uma outra cirurgia à abdominoplastia?

Sim.  A cirurgia mais frequentemente associada é a lipoaspiração dos flancos e das costas, para complementar o contorno corporal.

11)O dreno também é utilizado em uma cirurgia de abdominoplastia?

Pode ser utilizado ou não, dependendo da técnica e da preferência do cirurgião.

12) O pós-operatório é muito doloroso?

Na maioria dos casos a medicação prescrita é suficiente para um pós-operatório confortável. Existe uma variação individual para o limiar de dor, sendo que algumas pacientes necessitam de uma quantidade maior de analgésicos do que outras.

13) Existe algum tipo de perigo ao realizar a cirurgia de abdominoplastia?

Se não houver nenhum fator de risco adicional associado, os riscos envolvidos são semelhantes ao de outras cirurgias. Geralmente são utilizados anticoagulantes e meias/massageadores penumáticos, para prevenir trombose e embolia pulmonar, além dos outros cuidados de rotina.

14) Poderá haver complicações após a cirurgia?

Sim, como em qualquer procedimento cirúrgico, sempre existe um risco.

15) Poderei ter filhos futuramente?

É preferível ter filhos antes da cirurgia, para manutenção dos resultados da cirurgia, mas já acompanhei diversas pacientes que engravidaram após a abdominoplastia. Algum desconforto pode ser observado, pela rigidez do abdome.

16) Depois de quanto tempo voltarei às minhas atividades normais?

Em média 30 dias, para atividades rotineiras. Atividades que envolvem esforço podem ser liberadas em 60 a 90 dias, dependendo de cada caso.

17) Posso voltar a fumar após a cirurgia?

Não é indicado, especialmente no período que antecede a cirurgia, assim como no pós-operatório.

18) Quanto tempo dura o inchaço?

É variável. O inchaço “grosseiro” dura em média 30 dias, reduzindo progressivamente nos próximos meses ( 4 a 6 meses geralmente)

19) É necessário realizar drenagem linfática após a cirurgia?

Eu recomendo sempre, mas não é obrigatório.

20) Com quantos dias é retirado os pontos?

Por volta de 7 a 14 dias após a cirurgia.

21) É necessário utilizar cinta modeladora após a cirurgia de abdominoplastia?

Sim

22) Quanto tempo terei de ficar em repouso?

Não é recomendado o repouso absoluto e sim um repouso relativo, com restrição de esforços. Gradativamente a paciente será liberada para atividades pelo cirurgião, de acordo com sua evolução no pós-operatório.

23) Quanto tempo demorará para o resultado definitivo da abdominoplastia aparecer?

O inchaço e a cicatrização são variáveis entre as pacientes, por isso é difícil definir o tempo exato da recuperação. Em média, de 6 meses a um ano.

24) Quais os principais cuidados do pós-operatório?

Seguir as recomendações do médico que realizou a cirurgia. A manutenção do peso (ou redução) e realização de atividades físicas, é importante para manutenção dos resultados a longo prazo, além de proporcionar uma vida mais saudável.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment