Alimentos e utensílios contaminados são risco à saúde

salada

Foto: Corbis

Normalmente, quando se imagina uma refeição saudável, vem à mente a imagem de uma mesa repleta de legumes, verduras e peixes variados. Não é verdade? Pois, talvez isso tenha de ser revisto ou, ao menos, melhor observado pelo consumidor. Um dos motivos é o fato de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter constatado que diversos alimentos considerados benéficos à saúde têm quantidades acima do recomendado de agrotóxicos, hormônios e poluentes. Entre eles, estão os peixes, frangos e inúmeros vegetais, como pimentão, cebola, cenoura e tomate.

Segundo a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, são muitos os alimentos, a exemplo da uva, do morango e do mamão papaia, que estão expostos a altas taxas de contaminantes agrícolas. As substâncias encontradas neles já são proibidas na União Europeia e nos Estados Unidos, e começaram a ser reavaliadas pela Anvisa, embora ainda não existam leis que obriguem sua proibição. “As pessoas acabam tendo contato diário com produtos contaminados, que trazem consequências sérias ao organismo. As implicações vão desde descontroles hormonais até o câncer”, diz a especialista, lembrando que, no grupo mais atingido, estão as crianças, as grávidas e os idosos.

Patricia chama atenção para a necessidade de cuidado também ao ingerir frangos, pois muitas granjas utilizam hormônios para que o animal cresça mais rápido. Nesse caso, o melhor seria optar por frangos orgânicos ou caipiras e alternar esse consumo com carnes e peixes. Mas a nutricionista funcional faz um alerta em relação ao consumo de peixes. “Esses animais sofrem com a contaminação. Em 2009, por exemplo, o governo norte-americano realizou uma pesquisa e constatou que o contágio por mercúrio em peixes de água doce é enorme. Foram encontrados vestígios da substância em todas as amostras coletadas, e em 25% delas a contaminação estava acima dos níveis seguros”, explica.

O sistema nervoso central, o coração e o sistema imunológico são os que mais sofrem com a ingestão dos peixes contaminados. “As crianças e os fetos são mais vulneráveis. Existem estudos que comprovam que o contato do feto com o mercúrio, acumulado no organismo da mãe, pode comprometer o desenvolvimento do bebê, principalmente cerebral. A alta exposição à substância tem ligação com casos de autismo, por exemplo”, afirma Patricia.

E depois de verificar a procedência do alimento, é importante, ainda, ficar atento a outro item culinário que, normalmente, protege os produtos a serem consumidos: o plástico. O material utilizado em vasilhas e potes possui uma substância denominada Bisfenol A, liberada ao ser exposta ao calor, que afeta o sistema endócrino, isto é, os hormônios do organismo. Entre os principais malefícios estão os cânceres de próstata e de mama, atrofia dos órgãos genitais masculinos, infertilidade e anencefalia (ausência de cérebro em recém-nascidos).

Algumas dicas para evitar alimentos contaminados:

  • Procurar consumir produtos orgânicos;
  • Evitar ingerir frutas brilhosas (como maçã), pois o brilho é dado por um fungicida;
  • Dar preferência a legumes e frutas nacionais e da região em que se está, em vez de importados. Eles, em sua maioria, não precisam de agrotóxicos;
  • Retirar as folhas que vêm em volta da alface, por exemplo. É a região que mais acumula agrotóxicos;
  • Lavar bem os alimentos;
  • Evitar ou, pelo menos, diminuir o consumo de espécies de peixes já conhecidamente contaminadas por poluentes, como salmão, atum e cação;
  • Os peixes mais indicados para consumo são: linguado, sardinha e corvina, ou seja, peixes de pequeno porte em geral;
  • Preparar sempre o peixe assado, grelhado ou cozido;
  • Sempre preferir o vidro. É o material mais seguro, porque não libera nenhum tipo de substância, é super higiênico e fácil de limpar. Além disso, não provoca cheiro e manchas como as embalagens de plástico.
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment