Alimentos orgânicos e o meio ambiente

alimentos orgânicos

Foto: Corbis

Cuidar do nosso planeta é um desafio que deve ser assumido por cada indivíduo. Toda ação, por menor que seja, já é uma maneira eficiente de ajudar o planeta a recuperar-se da degradação que sofreu no último século. Por isso, é essencial incentivar e disseminar atitudes que visam à preservação do nosso ecossistema natural.

A agricultura orgânica é um modo de produção sustentável importantíssimo e que tem ganhado espaço no cenário mundial. Muito se fala sobre ela, mas sobram dúvidas sobre seu conceito e sobre os benefícios que ela traz. Afinal, o alimento orgânico não é simplesmente aquele que é produzido sem o uso de agrotóxicos. Toda a cadeia produtiva, desde o plantio até a venda, é manejada de forma a evitar danos ao meio ambiente. Ou seja, de maneira sustentável.

Além da ausência de agrotóxicos e pesticidas, a agricultura orgânica propõe uma utilização racional dos recursos naturais, que incluem os vegetais, o solo, a água e os animais do ecossistema em que a plantação é instalada. O controle de pragas e ervas daninhas é feito manualmente, com foco na prevenção. O solo é revolvido o menos possível, mantendo sua configuração original. O resultado é um dano mínimo ao ecossistema.

Os alimentos transgênicos são prontamente rejeitados pelos agricultores orgânicos. Por serem geneticamente modificados para produzir mais, eles alteram o equilíbrio natural dos ecossistemas e tendem a, gradualmente, substituir espécies e acabar com a variabilidade genética, a capacidade que os organismos têm de se adaptar a um ecossistema ao longo de gerações.

Como conseqüência de uma produção natural, os alimentos orgânicos trazem inúmeros benefícios a quem os consome. A ausência de agrotóxicos preserva o sabor e a aparência reais dos vegetais. As maçãs orgânicas, por exemplo, não são enormes e brilhantes como as cultivadas tradicionalmente, porém têm sabor e aroma muito mais marcantes.

O solo e a água, recursos naturais sobre os quais o homem não tem controle, são dois dos maiores beneficiados com a agricultura orgânica. A ausência de agrotóxicos e o foco na sustentabilidade previnem a contaminação de futuras safras e da fauna local. Com o uso sustentável, os recursos não se esgotam e permanecem disponíveis para gerações futuras.

Os próprios produtores agrícolas são beneficiados com a agricultura orgânica. Sabe-se que o contato frequente com agrotóxicos causa doenças graves. Os alimentos orgânicos também podem ser vendidos diretamente, em feiras livres e quitandas nos centros urbanos, proporcionando aos pequenos produtores oportunidades de comércio mais justas e garantindo-lhes uma vida mais digna.

Infelizmente, falta divulgação e informação sobre a agricultura orgânica. Por isso, organizarei no dia 1º de março o seminário “Desafios e Benefícios da Produção e Comercialização de Alimentos Orgânicos”, na Câmara Municipal de São Paulo. Aberto à população, é uma oportunidade única de esclarecer e promover uma alternativa tão importante quanto a agricultura orgânica. Lutar pela saúde do planeta é um desafio de todos nós.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment