Alteração na cor dos dentes?

sorrisoA estética é uma preocupação constante para as pessoas, inclusive quando se trata da beleza dos dentes. Alguns indivíduos nascem com os dentes mais claros que outros e, com o tempo eles vão escurecendo, seja por conta de fatores externos ou problemas odontológicos. Por isso, qualquer alteração na aparência deles pode provocar implicação psicológica, que varia de uma simples maneira de disfarçar o problema até a introversão total da pessoa.

Mesmo nos dentes vitais, ou seja, os saudáveis, pode ocorrer o escurecimento fisiológico. Alguns medicamentos como a tetraciclina pode provocar alteração de cor, principalmente se utilizados na infância. Já no caso de dentes com canais tratados, o escurecimento pode estar associado a diversos fenômenos como a necrose pulpar, que são manchas internas chamadas pelos dentistas de intrínsecas ou por alguma falha na remoção do nervo na câmara pulpar, ou na limpeza do cimento utilizado para o tratamento.

Já com relação às manchas externas, conhecidas também como extrínsecas, são geralmente adquiridas do meio bucal após a erupção do dente, como resultado da ingestão de alimentos com corantes e pigmentos como o chá, café, vinho tinto e shoyo, além do uso de tabaco e do acúmulo de tártaro.

Como tratar?

Em meio a diversas modalidades de tratamento, quando os dentes apresentam alterações de cor, o clareamento dental passa a ser a primeira opção de procedimento.  “Técnicas diferentes desse processo são realizadas dependendo se os dentes são vitais ou se já tiveram tratamento de canal. O clareamento interno é indicado somente para dentes com tratamento endodôntico; e o externo pode ser feito tanto em dentes vitais quanto naqueles que já tiveram seus canais tratados”, diz o especialista em saúde Bucal, Dr. Sérgio Kignel.

Há dois grupos de agentes clareadores: os de uso ambulatorial, utilizados no consultório, e os domésticos, que são técnicas de clareamento dental caseiro.

De acordo com o Dr. Sérgio, a utilização de cremes dentais branqueadores pode auxiliar na remoção das manchas externas, nos intervalos de visita ao dentista. Porém, caso a coloração esteja presente durante anos, ela requer tratamento específico ou a associação de diferentes métodos de tratamento a fim de removê-la. É importante frisar que o clareamento não enfraquece o dente  pois não altera a estrutura dental.

Tags:
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment