Alterações na pele podem ser causadas por doenças sexualmente transmissíveis

pele

Foto: Corbis

As mais variadas doenças sexualmente transmissíveis surgem de diferentes formas e podem apresentar muitos sintomas. Um deles é caracterizado por manifestações cutâneas, que fazem com que o paciente recorra ao dermatologista ao notar as alterações na pele.

De acordo com o Dr. Luiz Jorge Fagundes, médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo, “todas as doenças sexualmente transmissíveis apresentam manifestações na pele em diferentes fases de sua evolução clínica”, portanto a visita ao consultório dermatológico, de preferência com um médico de especialidade sanitária, também ajuda no diagnóstico de uma eventual DST.

Os principais sinais de alerta são o surgimento de feridas nos genitais masculino e feminino, verrugas, vesículas ou bolhas e manchas em diversas regiões do corpo. “As manchas podem estar presentes nos genitais, mas também em outras partes como tórax, abdômen, na palma da mão ou na planta do pé, comuns no estágio secundário da sífilis, por exemplo”. As secreções, conhecidas popularmente como corrimento, também não devem ser ignoradas e precisam de cuidado ginecológico.

Diagnóstico amplo

O tratamento de DSTs com um médico dermatologista pode tratar a doença e não apenas suas manifestações cutâneas. Segundo o Dr. Fagundes, “os dermatologistas especializados em dermatologia sanitária, que é a área de competência de atuação em DST e está credenciada pela SBD-SP, não se limitam especificamente nas lesões da pele, mas sim em tratar a doença como um todo”. Outros sintomas, entretanto, como as secreções, requerem igualmente tratamento qualificado.

O médico salienta que o paciente deve sempre procurar outras especialidades para acompanhar o caso. Isto porque alguns tipos de doenças podem voltar a apresentar manifestações na pele ou até mesmo complicações. “Nem todas as DSTs, uma vez tratadas, são curadas completamente. Por exemplo, no caso do condiloma, causado pelo HPV, o tratamento pode eliminar a verruga, mas não há garantias de que se curou a doença. O mesmo se aplica ao herpes genital e a sífilis, em que as lesões desaparecem, porém ainda pode haver a presença do microrganismo causador da doença”, alerta Dr. Fagundes.

Tags:, , ,
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment