Amamentar seu filho é muito mais que nutrição

bebê mamando

Foto: Corbis

O aleitamento materno, além dos benefícios nutricionais, imunológicos e emocionais amplamente divulgados, também tem efeito positivo para o desenvolvimento das arcadas dentárias.

Poucas mães sabem que a amamentação tem reflexos futuros na fala, respiração e dentição da criança. Quando a criança é amamentada, não está sendo apenas nutrida, mas também está fazendo um exercício físico importante para desenvolvimento bucal, da musculatura e da estrutura óssea. Ao nascer, o bebê tem a mandíbula numa posição mais posterior que a maxila, conseguindo esse equilíbrio através da sucção do peito.

“Ao sugar, o bebê coloca a língua na posição correta dentro da boca e “ordenha” o peito materno. As arcadas dentárias (ainda sem os dentes), as bochechas e a língua movimentam-se em harmonia e toda a função neuromuscular da boca desenvolve-se de forma equilibrada”, explica a Dra. Juliana Frigo, especialista em Odontopediatria da Clínica Frigo.

Como funciona o mecanismo da amamentação?

Durante a amamentação a mandíbula faz movimento de ordenha para frente e para trás de forma sincronizada com a deglutição e a língua funciona como uma válvula hermética.

Esses movimentos de avanço e retração da mandíbula, realizados pelos músculos fazem com que a articulação da mandíbula e maxila, receba estímulos neurais constantes. Isso promove o crescimento da mandíbula, fazendo com que se encontre em posição ideal para a erupção dos dentes de leite.

O trabalho intenso de avanço e retração da mandíbula, realizado pelos músculos faciais responsáveis pela mastigação, faz com que estes estejam em função. Isso evita sua flacidez e prepara-os para uma boa função mastigatória no futuro com os alimentos duros.

Quando o bebê suga o seio da mãe ocorre um perfeito vedamento (fechamento) da boca, que provoca somente a respiração nasal, o que promove a correta filtragem, umidificação e aquecimento do ar. Prevenindo assim, a “Síndrome do Respirador Bucal”.

Quais são os benefícios do aleitamento materno para saúde bucal do bebê?

Os principais benefícios são:

  • Amadurecimento e posicionamento adequado dos músculos mastigatórios;
  • Estímulo do desenvolvimento do palato (céu da boca) através da correta posição da língua;
  • Orientação do crescimento e do desenvolvimento da região anterior da boca, através da ação do músculo dos lábios;
  • Crescimento e desenvolvimento da mandíbula, permitindo seu melhor posicionamento;
  • Permite uma mastigação adequada devido ao desenvolvimento do tônus muscular (quando o músculo está pronto pra contrair);
  • Permite com que a criança respire normalmente pelo nariz devido à correta postura dos lábios e da língua, evitando amigdalites, pneumonias, entre outras doenças. Quando a criança respirar pela boca, ou seja, é respirador bucal, ocorre o ressecamento da boca e dos dentes, deixando os dentes mais expostos à doença cárie e as gengivas ficam inflamadas.
  • Ajuda no desenvolvimento da fala.
  • A amamentação materna propicia maior estabilidade psicológica da criança, o que contribui para diminuir a prevalência de hábitos bucais incorretos.

E quais os benefícios da amamentação para a mamãe?

Dentre os benefícios podemos citar:

  • O vínculo afetivo mãe e filho estabelecido no ato de amamentar, que é insubstituível. A intensa proximidade e o envolvimento criam um poderoso elo.
  • Protege a mãe contra o câncer de mama e ovário
  • A amamentação materna previne fraturas por osteoporose
  • Facilita a recuperação do peso pré-gestacional
  • Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, que a mãe sofra de anemia;

Amamentação materna X Mamadeira

A amamentação natural requer um extremo esforço muscular por parte da criança para extrair o seu alimento, estimulando o crescimento dos ossos da face. Ao usar a mamadeira, a exigência dos músculos é bem menos intensa, pois não requer tanto esforço para sugar o leite, já que com a mamadeira o leite sai com maior facilidade.

O bebê que suga o peito da mãe mantém os lábios vedados, postura correta de língua, desenvolve funções corretas dos músculos e ossos da face e estabelece o padrão correto de respiração, o respirador nasal.

Com o uso da mamadeira, a criança se alimenta mais rápido, pois há um esforço menor para obter o alimento. Se ela não se esforça, todos os estímulos bucais propiciados pelo aleitamento materno são prejudicados.

Se alimentando mais rápido, a criança acaba não tendo a sua necessidade de sucção saciada plenamente. Ela sacia a sua fome, mas não a necessidade de sugar. É nessa hora que podem entrar alguns hábitos não desejados como a chupeta ou o dedo.

A criança que não é amamentada no seio tem a tendência de introduzir o dedo na boca, ou fazer uso de chupetas, com mais frequência que crianças em aleitamento materno, pois necessitam suprir a necessidade de sucção, já que a satisfação nutricional é mais rápida com o uso de mamadeira.

As crianças amamentadas tendem a não desenvolver hábitos bucais deletérios no decorrer de suas vidas em razão de um intenso trabalho muscular realizado para a sucção do leite materno. Evita-se, assim, que busquem outro tipo de sucção (como dedo, chupeta ou objetos) a fim de se satisfazer nutricional e/ou emocionalmente.

“Assim, a amamentação materna proporciona ao bebê um correto padrão de respiração, correto posicionamento da língua sobre as arcadas dentárias, estimulando o vedamento (fechamento) labial, o crescimento das arcadas e a posição correta dos dentes sobre a arcada. Permite ainda que o bebê obtenha um adequado tônus muscular orofacial, e estabelecimento adequado das funções de mastigação, deglutição e fonação. Portanto, amamente seu filho, os benefícios hoje e no futuro são enormes” finaliza a Dra. Juliana Frigo.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment