Amor Patológico

55b

Na vida todos precisam de uma pitadinha de amor para ter mais harmonia e alegria, quem nunca amou, um dia vai amar!. Porém, se não tiver cuidado, o exagero e a obsessão podem transformar esse amor em algo ruim e patológico.

O amor patológico nada mais é do que um comportamento exagerado de prestar atenção e cuidados ao parceiro, de forma que o indivíduo perde o controle e passa a abandonar atividades do seu cotidiano anteriormente valorizadas para dedicar 100% do seu tempo dando atenção e cuidando do parceiro.

“O indivíduo que sofre com amor patológico tem comportamentos destinados aos cuidados do parceiro, algumas vezes o parceiro sente-se sufocado; a pessoa com amor patológico tenta controlar as atitudes do parceiro para que este volte todas as suas atenções e carinhos para. Porém, ao perceber que a recíproca não é a mesma, eles passam a sofrer e se sentir isolados e não amados”, afirma a psicóloga clínica Andrea Lorena.

De acordo com a especialista, quando esse comportamento se torna intenso e repetitivo, acaba trazendo prejuízos na vida pessoal, profissional e social. Os sintomas do amor patológico podem ser descritos como:

– Abstinência quando o parceiro está física ou emocionalmente distante;

– Sensação de que está cuidando do parceiro mais do que deveria;

– Não consegue parar de prestar cuidados e atenção no parceiro;

– Abandono dos planos, atividades sociais, profissionais e pessoal;

– Gasta mais tempo do que gostaria controlando as atividades do parceiro.

O indivíduo que sofre do amor patológico deve buscar ajuda de especialistas para iniciar um tratamento na psicoterapia. “Nestes casos, a terapia individual é o tratamento mais indicado”, finaliza a psicóloga.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment