Beijar na boca pode causar doenças

A boca é a maior cavidade do corpo em contato com o mundo exterior. Porta de entrada do tubo digestivo, ela é o primeiro destino dos alimentos e líquidos e, não raro, auxilia na respiração. Também serve para fazer aquele carinho tão gostoso e exclusivamente humano que é o Beijo. Mas, o que é bom, pode ser perigoso pois durante esse ato, as pessoas trocam saliva (fluido formado por 99% de água e que contém amilase, enzima digestiva que decompõe o amido contido nos alimentos), sais minerais e uma gama de micro-organismos.

O cirurgião dentista, Aonio Vieira, explica que, por suas características e funções, a boca é um ninho de bactérias. “Em apenas um mililitro de saliva saltitam 150 milhões de bactérias, muitas delas causadoras de doenças”, revela. A Cárie e a Piorreia (doença periodontal), por incrível que possa parecer, tem como fatores causais bactérias que estão presentes na saliva e podem ser transmitidas pelo beijo de boca. Em apenas um grama de placa bacteriana abriga 100 bilhões de micróbios, em uma pesquisa realizada mostrou que 90% dos brasileiros sofrem de algum grau de doença periodontal. Estudos comprovam que a bactéria da cárie e da doença periodontal pode ser transmitida entre casais e que sua infestação está relacionada à maneira que é realizada a higiene bucal e qualidade da nutrição.

O Herpes Labial é outra infecção que se dá através do contato direto com lesões infectadas pelo vírus. Não existe cura para este tipo de doença, somente o tratamento que visa diminuir a freqüência com que o vírus se manifesta e melhorar a sintomatologia. O HPV é um vírus que pode afetar a mucosa bucal, provocando uma lesão que parece uma verruga esbranquiçada. Essa lesão é removida por meio de cirurgia.
Através do beijo de língua, pode-se contrair também: gripe, monucleose, citomegalovírus, entre outras.

Atualmente a maioria dos jovens costumam beijar vários parceiros na mesma noite sem saberem o risco que estão correndo de contraírem uma doença que poderia comprometer seriamente sua saúde. Um estudo publicado no British Medical Journal (Reino Unido) envolveu a avaliação de 144 adolescentes e a definição de parceiros múltiplos foi de sete em duas semanas mostrando que esta é uma tendência mundial entre os jovens.
Segundo um estudo feito por uma equipe de médicos australianos, o beijo na boca em muitos parceiros permite a transmissão da bactéria meningocócica aumentando o risco de adolescentes contraírem meningite em quatro vezes. A meningite meningocócica é uma doença que pode matar, trata-se de uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro, as meninges, e pode levar a septicemia, que é a intoxicação da corrente sanguínea.
Outro estudo realizado nos Estados Unidos diz “Beijo na Boca pode transmitir Hepatite C”. Os pesquisadores afirmam ter encontrado traços do vírus na saliva das pessoas com hepatite C, e que a saliva contaminada pode transmitir o vírus durante o beijo de língua. Os cientistas que apresentaram este trabalho no Intercience Conference on Antimicrobial Agents em Chicago disseram que pessoas com problemas na gengiva podem correr mais riscos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que existam cerca de 170 milhões de portadores do vírus da hepatite C no mundo, entre esses, milhões seriam brasileiros.
Dr. Aonio alerta: ” Beijar é muito bom e gostoso desde que sem promiscuidade, para que você não corra o risco de se contaminar” e conclui: ” evite troca frequente de parceiros, tenha sempre uma boa higiene bucal e visite sempre um dentista a cada 6 meses”.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment