Chá-verde auxilia na perda de peso, previne o câncer e melhora a memória

cha-verde-vida-equilibrioSe você ainda não incluiu o chá-verde na sua dieta, é bom repensar suas atitudes. Cada dia uma nova pesquisa agrega benefícios terapêuticos à bebida. A mais recente, realizada por pesquisadores da Universidade de Basel (Suiça), aponta que a erva melhora a função cognitiva. Para chegar ao resultado, voluntários consumiram 27,5 gramas de chá verde antes de passaram por testes de memória, enquanto eram monitorados por aparelho de ressonância magnética. No final, os pesquisadores relacionaram o consumo do chá verde com a melhoria na plasticidade das sinápses.

Aliado da dieta por suas características termogênicas, o chá verde é rico em uma série de substâncias que auxiliam na dieta. Entre elas, estão os flavonóides, catequinas e cafeína. Mais recentemente a ciência descobriu que a epigalocatequina contida na bebida desempenha função importante no controle do estoque de gordura do organismo. “Essa substância ativa um receptor responsável pela quebra de gordura, sendo importante na reeducação alimentar de quem luta contra os ponteiros da balança, prevenindo ainda o entupimento das artérias e as doenças cardiovasculares”, avisa a nutricionista Paula Castilho, consultora da Nação Verde.

Como possui alto poder antioxidante, o chá-verde desacelera a degeneração celular, sendo coadjuvante na prevenção de vários tipos de câncer e no envelhecimento. Outro benefício terapêutico é a possibilidade de redução do colesterol ruim, o LDL, segundo estudo publicado no The American Journal of Nutrition. “Mais uma vez as catequinas presentes reduzem a absorção das gorduras no intestino. Outras pesquisas a associam ao aumento da saciedade, esclarece a especialista, proprietária da consultoria Sabor Integral.

Já a vitamina C do chá-verde mantém o organismo mais protegido. O teanino, aminoácido também presente na bebida, está relacionado com a produção da serotonina, neurotransmissor que dá sensação de felicidade, bem-estar. Por fim, lembra Paula Castilho, o chá verde conserva ainda propriedades antibacterianas, preservando a saúde do fígado e do trato gastrointestinal.

Um adulto deve consumir não mais do que 2 xícaras ou 300 ml da bebida por dia. Apesar das inúmeras vantagens, não é indicado para crianças, gestantes, pacientes com hipertensão, glaucoma e irritações gástricas, pois contém altas quantidades de cafeína (potente neuroestimulante) e é diurético. Em altas quantidades, pode levar à taquicardia, insônia e até alergia. Como reduz a absorção de ferro, cálcio e cobre, não se recomenda consumi-lo durante as refeições.

Os não adeptos do chá-verde costumam repudiar a bebida justamente por seu gosto amargo. Para contornar, a nutricionista da Nação Verde diz que é possível consumi-lo com suco de frutas, os suchás. “É possível usar a bebida com suco de abacaxi, melância, limão, melão e até maçã. É uma forma de atenuar o sabor acentuado da bebida”, destaca. Mas qual a melhor maneira de consumir? Para a especialista, para se beneficiar de todas as propriedades da bebida, o ideal é consumi-la, por meio de folhas, fazendo uma infusão.

Dicas de preparo:

– Um livro de água com duas colheres de sopa cheias de chá-verde seco. Quando a água começar a ferver, inclua o chá-verde, mas desligue antes de ferver, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Em seguida, coe e está pronto para ingestão.

– Deve-se manter a bebida na geladeira ou numa garrafa térmica. Deve ser consumido em até 24 horas, enquanto suas características ainda podem ser aproveitadas.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment