Como escolher um bom colchão

crianças dormindo

Foto: Corbis

Não adianta gastar minas de dinheiro pensando que vai encontrar o sono perfeito no colchão mais caro ou cheio de tecnologias que você nem faz ideia do que significam. Escolher um colchão vai muito além do preço e da marca, por isso é fundamental estar atento aos produtos oferecidos pelo mercado e aquilo que o seu corpo está sentindo falta na hora de dormir. Para não errar, Luiz Castro, diretor comercial da F.A. Sleep Comfort, um dos principais fabricantes de colchão do País, dá algumas dicas preciosas que podem ajudar na hora de escolher esse produto fundamental para os sonhos e para a qualidade de vida:

  • Adquirir um novo colchão é um processo semelhante á escolha de uma nova roupa. É preciso experimentá-lo para identificar a adequabilidade e a expectativa quanto aos benefícios a serem obtidos. Não se constranja em deitar em colchões de diferentes níveis de conforto e nas posições utilizadas para dormir.
  • O colchão não deve ser muito duro pois isso dificulta o relaxamento do corpo e exerce pressão sobre a pele e os músculos, prejudicando a circulação sanguínea, causando câimbras e formigamentos.
  • O colchão não deve ser muito mole porque é confortável momentaneamente, mas durante o decorrer do sono, não sustenta os músculos que suportam a coluna, comprimindo-os de um lado e distendendo-os de outro.
  • O colchão ideal deve sustentar todas as partes do corpo de forma confortável durante todo o período de sono, mantendo a postura correta da coluna, adequando relaxamento muscular, circulação sanguínea e conforto térmico.

O gerente também ensina como escolher o tipo de espuma e revestimento de acordo com a necessidade de cada pessoa. “Para quem tem dores nas costas vale investir nos colchões com látex talalay, espuma viscoelástico ou espumas de alta resiliência. Esses materiais se moldam ao corpo e são mais confortáveis do que as espumas comuns. Já para os mais pesados prefira os colchões com fio contínuo (Miracoil ou Superlastic) e reforço estrutural. Caso você seja alérgico é só pedir um colchão revestido com materiais naturais como fibras de bambu e íons de prata”.

Muito importante também é conferir se o colchão tem o Selo de Qualidade Pró-Espuma, conferido pelo INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), que verifica a qualidade dos colchões. As normas para se selar um colchão são tão rigorosas, que hoje, pouquíssimas empresas em todo o país estão aptos a usá-lo, o que por si só é uma garantia de qualidade.

E claro, assim como não vale a pena comprar o mais caro, também não é um bom negócio investir no mais barato, afinal passamos grande parte de nossa vida na cama e uma boa noite de sono é fundamental para a recuperação do corpo e da mente. Não economize com a sua saúde e procure sempre o colchão correto para você. Esse é o principal segredo!

Tags:
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment