Como evitar doenças no período de chuvas entre Março e Abril

chuva

Foto: Corbis

A temporada de chuvas, que fecha o verão e refresca as ondas de calor, também exige cuidados redobrados para evitar o aumento de incidências de determinadas infecções. Tosse, resfriado, gripe, infecção de olhos e de pele, e infecções gastrintestinais, como a diarreia, são mais comuns com a chegada do outono e das temperaturas mais úmidas. Nesta época, germes e fungos podem sobreviver e se propagar por mais tempo.

Além da alta umidade, a água pluvial que percorre telhados e pavimentos, e até mesmo a água de esgoto, pode se misturar com a água potável e de banho causando a contaminação. Beber água não devidamente tratada ou usá-la para cozinhar alimentos ou até para lavar utensílios de cozinha são formas fáceis de adquirir enfermidades mais sérias como paratifoide, febre tifoide, disenteria e cólera.
Se estagnada, a água de chuva ainda atrai mosquitos e moscas, que acabam possibilitando a transmissão da malária e dengue. No chão, a água contaminada fica mais propensa a entrar em contato com diferentes partes do corpo e provocar irritações de pele; o contato com essa água acumulada durante as chuvas também pode expor ao contato com urina de rato, potencial transmissor de leptospirose.
Compreender essas situações relacionadas à época de chuvas, conhecida como monções, pode colocar a população, principalmente as mães, um passo à frente das doenças e ajudar as famílias a manterem-se saudáveis.

Dicas para cuidar da saúde durante a época de chuvas:

De acordo com a UNICEF e a OMS, podemos reduzir em até 40% a incidência de infecções como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos. “Esta é uma das melhores e mais fáceis maneiras de proteger sua família de infecções durante a estação das monções”, explica o Dr. Artur Timerman.

Segundo o médico, criar um lar saudável exige que a família se atente para sinais evidentes no interior e ao redor da casa, principalmente porque as crianças costumam ficar fechadas por mais tempo dentro de casa ou, pelo contrário, sair para brincar na chuva.

Aliás, toda criança adora brincar em poças de água e não há problema nisso, desde que use galochas e capa de chuva para se divertir. Além disso, quando os pequenos voltarem para casa, os pais devem assegurar que tirem as galochas antes de entrarem para não espalharem pela casa a sujeira e os germes que trouxeram de fora. “Incentive seu filho a lavar bem as mãos, os pés e tomar banho, usando sabonete antibacteriano, depois que retornar de brincar na chuva, para remover a lama, a sujeira e os germes que podem causar as enfermidades”, recomenda o Dr. Artur Timerman.

O infectologista enumera também outros cuidados especiais na época das chuvas:

  • Use sapatos fechados durante os dias de chuva, para evitar as infecções fúngicas em áreas como os pés;
  • Verifique se há fontes de água contaminada perto de sua casa, isto inclui tanques de água subterrâneos;
  • Não se esqueça de tratar ou ferver a água potável para consumi-la;
  • Lave com água tratada os alimentos que trouxe de fora;
  • Esteja atento para possíveis focos de água parada ao redor da casa, eliminando-os;
  • Mantenha a caixa d’água tampada, pois também é considerada terreno fértil para a reprodução de germes.
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment