Como garantir o pique necessário para um dia inteiro de trabalho?

sanduíche de salmão

Foto: SXC

Alimentos integrais como pães, cereais, bolos, biscoitos e grãos possuem fibras que proporcionam uma liberação lenta do açúcar na corrente sanguínea, conferindo mais energia e disposição. Quando o carboidrato está disponível no sangue de forma regular, ele também é importante para a fabricação do neurotransmissor do bem-estar: a serotonina.

A nutricionista Gisele Caetano, da Equilibrium Consultoria, explica que para a energia presente nestes alimentos ser liberada, é necessário que a concentração de vitaminas do complexo B no organismo esteja adequada. Elas participam como co-enzimas em todos os processos que envolvem a transformação dos nutrientes na moeda de energia, o ATP.

Para a memória e concentração, a indicação é a vitamina B12. Níveis do nutriente abaixo da recomendação diária, tendem a atrapalhar essas atividades.

A especialista comenta ainda que a falta de micronutrientes pode provocar um desequilíbrio entre radicais livres e antioxidantes. Esse desequilíbrio pode agravar o estresse oxidativo, e quando ocorrido muitas vezes, causa danos a estrutura celular e põe em risco o sistema imunológico, que combate infecções e doenças.

As vitaminas C e E, já conhecidas popularmente como poderosas combatentes da gripe, são antioxidantes eficazes também na proteção do organismo à invasão de intrusos, como o vírus. Outra característica desses nutrientes é a ação contra o cansaço e a falta de disposição, próprios da virose.

Pesquisas também indicam que o zinco tem o mesmo papel de auxiliar o desempenho do sistema imunológico. Os linfócitos – células de defesa do organismo – só trabalham direito se o mineral estiver em dia. O cobre e o ferro também atuam no bloqueio dos radicais livres, ajudando a combatê-los e reforçando as defesas do corpo.

Dicas da nutricionista

A nutricionista Gisele Caetano ressalta que um dos grandes problemas é equilibrar a rotina corrida com uma alimentação saudável. É cada vez mais comum a substituição de alimentos saudáveis por fast foods, refrigerantes e guloseimas em geral. Por isso, a profissional passou algumas dicas de como garantir um cardápio equilibrado mesmo nos dias de muito trabalho:

  • Deve-se evitar passar mais do que três a quatro horas sem se alimentar. Por isso, procure realizar três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar), fazendo uma paradinha no meio da manhã e outra na parte da tarde para um lanchinho intermediário.
  • Opte por restaurantes por quilo ou self service, que disponibilizam maior variedade de alimentos, permitindo a montagem de um prato balanceado;
  • Troque refrigerantes por sucos de frutas naturais ou água de coco;
  • Quando for necessário fazer um lanche, a dica é substituir o pastel, salgados fritos ou folhados por salgados com massa integral;
  • Para as pessoas que realmente não tem tempo, vale a pena levar de casa um sanduíche reforçado, feito com pão integral, patê de atum ou peito de peru, cenoura ralada, alface ou rúcula e queijo branco e de sobremesa uma fruta;
  • É importante avaliar também o uso de um suplemento de vitaminas e minerais que ajudará a completar a quantidade de micronutrientes que o corpo necessita e que com a alimentação não foi possível obter.
Tags:
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment