Como o corpo reage a ressaca
Existem várias dicas para evitar a ressaca. Comer enquanto bebe, alternar o álcool com água ou suco de frutas, comer doce etc. Tudo isso ajuda e previne alguns dos sintomas mais terríveis, mas nada como um bom descanso para curar a mais brava das ressacas.
O álcool inibe a secreção de hormônios antidiuréticos, como a vasopressina. Resultado: muitas idas ao banheiro, perdendo muito líquido. Por isso no dia seguinte a sensação de boca seca. Este é um indício de desidratação intensa. Por isso a importância de beber água durante os intervalos da festa. Já a explicação para a dor de cabeça não é tão simples. A ciência ainda não entrou em um consenso, mas a causa mais provável é a dilatação dos vasos sanguíneos, que pressionam a massa cinzenta. Daí a dor.
Com o excesso de bebida, o fígado precisa dobrar o trabalho para metabolizar as moléculas de álcool. E mesmo depois o órgão continua a produzir enzimas, que desregula o organismo. O fígado metaboliza cerca de uma lata de cerveja por hora. E todo mundo sabe que em uma hora bem mais latinhas são consumidas.
Cabeça pesada? Parece que tem algodão molhado no lugar do cérebro? Isso acontece porque o álcool atrapalha o trabalho dos neutransmissores. As células nervosas demoram um pouco para voltarem ao normal, e qualquer luz ou barulho só pioram a situação.
–
Redação Vida Equilíbrio