Conjuntivite apresenta aumento de, aproximadamente, 40% no pós-Carnaval

olhos

Foto: Corbis

Carnaval é um período festivo bastante aguardado pelos brasileiros. É hora de se divertir, sobretudo, em locais que reúnem muitas pessoas, como nos blocos de rua e clubes. E as aglomerações podem expor os foliões a certos incômodos relacionados à saúde. A conjuntivite é uma das principais doenças que costuma conduzir pacientes aos pronto-socorros e consultórios logo após a Quarta-feira de Cinzas. “Percebemos um aumento de cerca de 40% nos atendimentos oftalmológicos depois do Carnaval”, comenta dra. Daniella Fairbanks, oftalmologista do Hospital e Maternidade São Luiz.

A conjuntivite é transmitida por contato direto, por isso, as multidões são propícias para que os olhos comecem a manifestar os primeiros sintomas, como sensação de areia nos olhos, vermelhidão, secreção, coceira e leve ardência.

Pode ser causada por bactéria, mas é a forma viral que possui característica epidêmica, atingindo grande número de pessoas em curto espaço de tempo. A prevenção é simples, mas requer um cuidado especial: deve-se evitar passar as mãos nos olhos sem antes lavá-las.

Ainda assim, caso alguém tenha sido acometido pela doença, é importante evitar compartilhar toalhas com outros. Recomenda-se realizar compressa de água fria no local e tomar analgésico, se existir dor.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment