Consumo excessivo de bebidas alcoólicas gera danos à saúde

A bebida alcoólica está presente na vida social de adolescentes, jovens e adultos. Encontrada facilmente e sem censura para venda, o consumo do álcool tornou-se um hábito entre algumas pessoas, que consomem sem controle e acabam danificando a saúde.

Quando o álcool atinge o sangue os sintomas começam a surgir, podendo aparecer no momento em que a bebida é consumida ou no dia seguinte, com a famosa ressaca. “O álcool é uma substância, onde o processo de fermentação é irritativo e quando ingerido pode provocar náuseas, vômito e gastrite. Além disso, o organismo tenta eliminá-lo e acaba causando novos desconfortos à saúde, tais como a hipoglicemia (queda do açúcar no sangue) e a desidratação”, explica o Dr. Cristiano Velasco, médico do Departamento de Laser e Dermatologia Daher.

A mistura de bebidas alcoólicas com energéticos é perigosa, pois afeta o sistema nervoso, isto ocorre em consequência do álcool ser depressivo e o energético ser estimulante (por causa da cafeína). A associação das duas bebidas pode acarretar problemas graves à saúde dos usuários, já que o sistema responsável pelas funções do organismo do corpo é alterado.

A ingestão da combinação de bebidas destiladas e fermentadas também não gera benefícios à saúde humana. “O consumo destas duas bebidas aumenta a quantidade de toxinas no organismo e podem ser irritativas”, afirma o médico.

É importante ressaltar que durante a ingestão de bebidas alcoólicas o usuário deve se alimentar, para evitar transtornos à saúde e até mesmo para não ficar alcoolizado. E lembre-se, se beber não dirija!

 

Fonte: Corbis

 

__

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment