Cuidado! Pneumonia ocorre o ano inteiro

Com elevação da temperatura, muita gente pensa estar livre da pneumonia – doença respiratória que, em 2009, provocou mais de 782 mil internações, associadas à gripe, de acordo com o Ministério da Saúde. Entretanto, esta é uma “meia verdade”, segundo o professor doutor Edimilson Migowski, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Infectologia e mestre em Pediatria. “No inverno, há maior disseminação da gripe, cujo agente transmissor cria no organismo um ambiente favorável à pneumonia bacteriana”, explica. “Este processo ocorre em pessoas saudáveis. Mas há um grupo de risco de pessoas, que é suscetível à pneumonia o ano inteiro e precisa se vacinar”, adverte.

São os fumantes e asmáticos maiores de 19 anos, pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas pulmonares, cardiovasculares, renais e metabólicas (como diabetes) e imunocomprometidos (portadores de HIV, pessoas sem baço ou em tratamento com corticóides, radioterapia e quimioterapia). Inclusive, o Ministério da Saúde oferece a vacina gratuitamente para os doentes crônicos maiores de dois anos nos CRIES – Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais.

Apesar desta facilidade, a imunização dessas pessoas é um tema muito negligenciado. “Os médicos indicam pouco a vacina e a população desconhece sua existência”, lamenta Edimilson Migowski. Esta realidade não é só brasileira. O estudo “Barreira para a Imunização de Adultos”, publicado no American Journal of Medicine, revela que cerca de 60% de dois mil norte-americanos entrevistados não se imunizam por falta de recomendação médica.

“Não temos informações precisas sobre cobertura vacinal em grupos de risco no Brasil, mas sabemos que o número de doses distribuído em alguns CRIES do Estado de São Paulo é muito baixo”, afirma a pediatra Lucia Bricks, doutora em Medicina pela USP e diretora de Saúde Pública da Sanofi Pasteur, divisão vacinas do grupo Sanofi-Aventis.

Neste mês, o ACIP – Comitê Assessor em Práticas de Imunização dos Estados Unidos voltou a ressaltar a necessidade da vacinação não apenas dos grupos de risco, mas também de todos os maiores de 65 anos, além de asmáticos e fumantes com mais de 19 anos.

Tags:
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment