Cuidados evitam doenças típicas de verão

férias

Foto: Corbis

As tão esperadas férias de verão chegaram. Entre os preparativos, é importante incluir alguns cuidados de saúde para garantir a diversão e voltar para casa somente com boas histórias para contar. Pensando nisso, o médico e professor de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, Valdes Roberto Bollela, preparou algumas dicas para evitar e contornar os problemas mais comuns nas viagens de férias.

Segundo Bollela, os incidentes mais corriqueiros em passeios de longa duração, em especial no verão, são: desidratação, insolação, diarreia, queimaduras e alergias. Para a prevenção dos primeiros casos, o indicado é tomar muita água e abusar de sucos e frutas frescas, além de evitar sol nos horários de pico. “Principalmente nas áreas litorâneas, não é recomendado tomar água de torneiras e filtros. A melhor escolha é sempre água mineral, inclusive para lavar frutas e verduras, o que ajudará a evitar as diarréias ocasionadas por água contaminada”, adverte Bollela.

Já no caso das queimaduras, o médico recomenda o uso de filtro solar e muita proteção com bonés, óculos escuros e guarda-sol. No entanto, caso as queimaduras ocorram, a melhor solução é interromper a exposição solar, ingerir muita água e alimentos leves, além de hidratar a pele com produtos específicos. Outro inconveniente comum, as alergias – principalmente aquelas causadas por picadas de insetos – podem ser evitadas com a aplicação de repelentes e contornadas com o uso de pomadas antiinflamatórias aplicadas no local.

Dengue – O verão, que tem tempo e quente e chuvas é o período propício para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. O Brasil vem tendo repetidas epidemias e o verão é época de ficar em estado de alerta em relação a doença. O principal cuidado é evitar criadouros do mosquito em casa. “O Aedes é mosquito de hábitos urbanos e gosta de reservatórios de água parada e limpa. Assim evitar esse tipo de situação é perfeitamente possível e se cada cidadão cuidar para que sua residência esteja livre do Aedes a parte mais importante do cuidado e prevenção contra a dengue estará garantida”, recomenda o especialista.

Alem disso, o uso de repelentes também pode ser útil. “Se tiver febre alta, cefaléia, dor em volta dos olhos, dor no corpo, é importante procurar atendimento médico pois esse quadro pode ser dengue. O ponto mais importante no cuidados do pacientes com dengue é o diagnóstico precoce das formas graves. Apesar de não ter remédio específico, o diagnóstico precoce e tratamento das formas graves reduz significativamente as complicações e óbitos por dengue”, explica.

Qualquer pessoa pode ser infectada e desenvolver dengue. “Existem quatro tipos de virus da dengue. Pacientes idosos e com patologias associadas podem ter manifestações mais graves, devido ao riscos de choque e hemorragias”, alerta.

Cuidados com a pele – No verão o principal cuidado com a pele é com a proteção solar. A exposição solar diária é responsável pelo foto envelhecimento e aparecimento de rugas e manchas. Nas pessoas de pele e olhos claros, há uma incidência maior de câncer de pele. Se além da exposição diária há um abuso na exposição ao sol, haverá como resultado um aprofundamento destes danos à pele. Sem contar com a queimadura solar, que além do incomodo que causa, está associada à ocorrência do melanoma que é um tipo de câncer extremamente agressivo.

O verão é uma estação que convida às atividades esportivas e de lazer em ambiente aberto, tendo como consequência a exposição maior ao sol. “Basta apenas se proteger, mecanicamente com as roupas ou quimicamente com os filtros solares. É sabido que há horários em que os raios ultravioletas são mais agressivos. Há também variações com a latitude, estação do ano, altitude. Para descobrir é simples: observe o tamanho da sua sombra. Se ela for maior do que você, é um bom horário. Se ela for do seu tamanho ou menor do que você, fuja do sol, pois neste horário há um predomínio e raios ultravioletas B, que embora penetrem mais superficialmente na pele, estão associados ao câncer de pele. Deve-se usar filtros com FPS entre 15 e 30”, afirma.

É importante atentar ainda pelo aumento na incidência do câncer de pele. “A doença está ocorrendo em faixas etárias mais baixas, certamente relacionada a uma exposição maior na infância. A pessoa que se expuseram exageradamente neste período da vida tem 50% mais chances de desenvolver câncer de pele”, diz.

Alimentação – De acordo com o especialista, os alimentos frescos, principalmente frutas, legumes e verduras, devem ser priorizados no verão, pois são mais nutritivos e de fácil digestão. Todavia, comidas gordurosas e exóticas devem ser dispensadas, para evitar problemas de digestão.

Vacinas – Para quem viaja para algumas regiões do Brasil, como nas matas no Centro-Oeste, o médico recomenda tomar a vacina contra febre amarela. Para quem pretende sair do país e visitar países da América Central, África e Ásia, por exemplo, a mesma vacina é indicada. No entanto, cada país tem as suas exigências, as quais podem ser conhecidas por meio de seus consulados. “O seguro saúde é indispensável em viagens internacionais”, enfatiza Bollela.

Farmácia básica – O especialista recomenda ter em mãos alguns medicamentos básicos, como antitérmicos, analgésicos, antiinflamatório e material para desinfecção e curativo de ferimentos. “Caso a pessoa use uma medicação específica, é recomendável levar a receita médica e remédio suficiente para o período, já que em alguns locais os mesmos podem não ser encontrados”, alerta Bollela.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment