Foto: Corbis
É muito gostoso chegar em casa depois de uma longa jornada de trabalho e deixar o corpo cair no sofá. Em um gesto quase instintivo, apertamos o controle remoto e transferimos para a tela da TV o mundo que gostaríamos de encontrar. Os mais antenados agendam, via internet, os programas que desejam assistir quando chegarem em casa. Assim, antes que a chave abra a porta, a TV já está mostrando a programação selecionada. Porém, a maioria das pessoas ainda prefere delegar essa função às emissoras de TV e esperar para saber o que reservaram para elas.
Neste momento de descanso ou, para alguns, de ócio criativo, prestar atenção em detalhes como a posição correta do corpo no sofá pode parecer exagero. Implicar então com o ângulo de visão da tela da TV já seria ir longe de mais. Mas, os seguintes detalhes podem influenciar no seu bem estar quando deixar o aconchego do sofá, como aconselha Dr. Gil Lúcio Almeida, presidente do Crefito-SP:
Deitar com a cabeça apoiada no braço do sofá por longo período pode gerar várias lesões na região do pescoço. Essa posição é pior quando deitamos com a barriga para cima e viramos a cabeça para focar a telinha. Se quiser deitar, o melhor é ficar de lado com uma almofada sob o pescoço de modo a manter a cabeça alinhada com o tronco. Nesta postura, dobre os joelhos usando uma almofada entre eles. Colocar os pés sobre o braço do sofá, acima do nível do tronco, pode ajudar na circulação sanguínea, favorecendo a diminuição de edemas e inchaços nos pés.