O diabetes e a cicatrização: cuidados básicos para manter a pele saudável

diabetes_vida_equilibrioO diabetes, causado principalmente pelo desequilíbrio na quantidade de insulina produzida pelo pâncreas, é uma doença que, por afetar a imunidade da pessoa, pode prejudicar o processo de cicatrização. Mesmo se o ferimento for pequeno e superficial, todo cuidado é pouco para evitar que ele se transforme em um foco infeccioso1. E para alertar os pacientes sobre os cuidados necessários, a Dra. Anelisa Lamberti, dermatologista membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e American Academy of Dermatology, aproveita a aproximação do Dia Mundial do Diabetes, comemorado no próximo dia 14.

“O número de pessoas com diabetes cresce a cada dia e esta parcela da população exige alguns cuidados que são para o resto da vida, como medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente, ajustar os hábitos alimentares e cuidar da pele”, afirma a Dra. Anelisa. Ainda de acordo com a especialista, quando os níveis de glicose ficam muito elevados, o corpo tenta se livrar do excesso de açúcar com maior volume e frequência urinária. Porém, quanto mais o paciente urina mais líquido o corpo perderá, podendo ficar facilmente desidratado. Isto causa repercussões diversas, entre elas o ressecamento da pele, que se torna mais sensível e pode apresentar irritações que, em casos graves, podem tornar-se lesões. É preciso, no entanto, evitar que as pequenas lesões ocorram, e tomar cuidado com as atividades diárias. Fazer as unhas, mexer com fogo ou objetos cortantes, por exemplo, são tarefas que devem ser feitas com cautela.

“O diabético deve ter muito cuidado para não se machucar, pois há uma maior dificuldade na cicatrização. Pensando nisso, é de extrema importância cuidar dos pequenos ferimentos e, para este tipo de situação é indicado o uso de um spray anti-séptico seguido de uma pomada antibacteriana para tratar o local. Se o ferimento for mais grave ou houver secreção e febre é necessário o acompanhamento médico”, conclui a Dra. Anelisa.

Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil entre 2000 e 2010. Neste período, o número saltou de 35,2 mil para 54,8 mil. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment