Dores nas costas podem ter causas genéticas

coluna vertebral

Foto: Corbis

Um pesquisador israelense descobriu que dores nas costas podem ter causas genéticas. Segundo o prof. Gregory Livshits, da Faculdade de Medicina Sackler, da Universidade de Tel Aviv, os genes têm muito a ver com dores nas costas e cada tipo de dor pode ter diferentes origens genéticas.

A nova pesquisa mostra que os genes desempenham um papel fundamental na dor lombar e na deterioração dos discos intervertebrais da coluna vertebral. Livshits diz que esses dois fenômenos não ocorrem necessariamente juntos e são causados por diferentes fatores genéticos.

Livshits e sua equipe analisaram um universo de 2.500 gêmeos, abrangendo gêmeos idênticos e não-idênticos do sexo feminino. Os não-idênticos, que compartilham metade dos genes, foram quase três vezes mais propensos a sofrer de dores nas costas, enquanto que os idênticos, que compartilham todos os seus genes, foram seis vezes mais propensos a ter doenças articulares quando o irmão sofria delas.

Os resultados deste estudo, realizado com os cientistas do Kings College de Londres, podem ajudar a identificar os diferentes mecanismos envolvidos na dor nas costas e levar a opções de tratamento mais eficaz.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment